quinta-feira, 3 de junho de 2010

Acontece no futebol, acontece na vida



O Medo do Goleiro diante do Penalti

O titulo é de um filme clássico dos anos 80, trata de amor, e não de futebol. Mas é a mesma coisa: O olhar delicado ao redor de um momento decisivo.
O filme contava a história de um goleiro que tinha uma grande questão filosófica: Para que lado cair na hora do Penalti?

Se o goleiro já conhecia o batedor, provavelmente sabia que o atacante chutaria do lado esquerdo.Mas se o batedor sabia que o goleiro sabia, chutaria do lado direito. E assim este drama filosófico duraria durante os segundos em que o batedor e o goleiro se encaram até o juiz apitar e se cagam um de medo do outro.

Ás vezes sofro deste medo quando vejo um problema grande pela frente e fico apreensivo na hora de escolher o canto para pular e tentar defender, mas todas as vezes que pensei demais e senti de menos, deu errado.

Waldir Perez, goleiro titular da seleção em 1982, disse: “ Na hora decisiva, o que vale mesmo é a intuição e a velha e boa malandragem”. “Sempre me adiantei, porque um juiz pode mandar voltar uma, duas vezes, mas não três.”
Quando você estiver envolvido numa cobrança de penalti, lembre que ninguém está sózinho neste mundo. Você não está sozinho. Existe uma grande torcida.E torcedor quer gol. Quer uma grande defesa. Nem que seja um gol de mão. Nem que seja tirando a bola com a canela. É por isso que treino é treino e jogo é jogo. E a vida é um jogo.


Um jogo que não se divide em lado esquerdo ou direito. Se você é o goleiro não tente adivinhar o canto que o batedor vai chutar. Siga seus instintos, seus melhores sentimentos. E faça a defesa.

Se você é o batedor e sabe que o goleiro sabe de que lado você vai chutar, meta a bola bem no meio do gol.

Nestas horas é melhor não saber. É melhor não pensar. É deixar que aconteça!
Bom feriado, bom final de semana!
(republicação)

1 Comentário:

Suzi disse...

Estou lendo este texto pela primeira vez...
Confesso que às vezes eu penso de mais e talvez devesse pensar de menos...

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____