quarta-feira, 26 de maio de 2010

O técnico Lazaroni


Todo mundo sabe que sou um "paga-pau" da Fiat, por razões mais que merecidas, tanto da parte deles quanto da minha.Temos um relacionamento de...bem todo mundo já sabe disso né? Todo mundo sabe também que eu não tenho carta de habilitação nem tão pouco sei dirigir.E todo mundo sabe, bem todo mundo já sabe mesmo.
Agora mesmo estou trabalhando com o lancamento do novo Uno, o carro da Fiat que veio todo lindo e vai vender que nem água.
O que me faz lembrar da época que eu nem trabalhava para a Fiat. Em 1990, a conta da Fiat estava na antiga MPM.Era ano de Copa do Mundo.O tecnico era o Sebastião Lazaroni,de triste memória, que Deus o tenha.
Naquele ano, o ano que o Collor confiscou o dinheiro do povo, a indústria automobilistica passava por sérias dificuldades e "priorizava o carro popular como alavanca de vendas". E a seleção brasileira de futebol era a favorita para conquistar a Copa do Mundo na Itália (sede da Fiat), e o Lazaroni, descendente de italianos era... bem....o técnico. Lazaroni ocupou a vaga do Telê Santana e surgia como um técnico inovador, falando em futebol moderno, etc,etc...Prato cheio para a Fiat que "reformulava o Uno e lançava a série especial Uno CS Top cujo diferencial era um acabamento semelhante ao Elba, porém com motor 1,5. O Gol e o Chevette eram os seus concorrentes diretos, não no preço, o do novo Uno era mais atraente"

O filme de lançamento do Uno, foi gravado em Turim, cidade em evidência já que ali o Brasil faria quatro jogos. A criação do comercial foi do Gilberto dos Reis (O Giba com quem, bebi muito wisky, trabalhei na Publicis),que na época do comercial estava na MPM.  Comercial bem humorado que conquistou os Grand-Prix do Prêmio Colunistas e Profissionais do Ano da Rede Globo. Assista ao vídeo:


Só que a copa foi uma grande porcaria.Fomos eliminados pela Argentina nas oitavas.Lazaroni como técnico foi uma decepção nacional. Tanto que ninguem nunca mais ouviu falar dele por aqui. Foi uma vergonha mesmo. E o comercial virou uma piada na boca do povo brasileiro. Na chegada da seleção brasileira no Brasil, vários torcedores estiveram no aeroporto portando faixas: SE LAZARONI É TECNICO, EU SOU O PAPA.
Não lembro qual foi a reação do anunciante na época.
(fonte: Almanaque da Comunicação)

1 Comentário:

Elaine disse...

Querido,
Eu quero um Uno!
Sábado, na praça cental aqui da minha cidade teve test drive e tinha dois lindos lá! Foi amor à primeira vista!
Mas não será esse ano, infelizmente.
E marido, pra maltratar, ainda me mostrou o site do bonitinho.
Ai, ai...
Beijos

PS:Copa de 90 me lembra era Dunga. Cruzcredo.

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____