sábado, 10 de outubro de 2009

Vinte anos depois no sofá





 Convidado de hoje: Emerson Baptista


Segundo Mário Quintana, "O passado não conhece seu lugar. O passado está sempre presente". Ele tem razão. Ainda bem. Recebi um convite do amigão. Aceitei na hora. Claro; não poderia ser diferente.



Conversar com o amigão, irremediavelmente, me remete ao passado. Acabo, sempre, lembrando de momentos que jamais esquecerei. Em quase vinte anos muita coisa mudou. A internet talvez seja uma das mudanças mais significativas. A distância que a vida nos impõe tornou nossa amizade praticamente virtual. Não faz a menor diferença. Os sentimentos não são virtuais. Vinte anos e nós não mudamos. Pelo menos, não na essência. Somos os mesmos em um mundo diferente. Acho que conheci o blog do Amigão muito antes de sua idealização. Nossas conversas eram assim, como se estivéssemos sentados em um confortável sofá vermelho. Não estávamos. Muito pelo contrário. Mas, o que importa? O mesmo aconteceu com o amigão e minhas Reminiscências. Ele conheceu muito antes. Sempre achamos que em um dado momento tudo viraria um livro. Não virou. Também não se perdeu. Virou blog.
Foi uma época realmente incrível. Hoje, lembro com saudades. No filme "Perfume de Mulher", Al Pacino tira uma moça para dançar e ela justifica: "Não posso, meu noivo vai chegar a qualquer momento..." Ele responde: "Mas em um momento se vive uma vida". Algumas coisas acontecem em nossas vidas de maneira inusitada. São momentos simples, sem nenhuma importância aparente. Pelo menos, é claro, para as pessoas que lá estiveram e também os vivenciaram. Na verdade, não são pelos momentos e sim pelas pessoas. É o laço formado que realmente importa e um momento torna-se inesquecível. Assim, sempre nos lembraremos das pessoas que também estiveram lá. Todo mundo já passou por momentos como estes. Todo mundo lembra-se de uma época distante sem entender muito bem as razões. E o que importa as razões? Não me referindo a momentos marcantes, de grande importância. Estes falam por si só. Refiro-me aos momentos mais triviais do nosso dia-a-dia. Uma conversa sobre futebol no almoço ou sofre o filme que passou na TV ou até mesmo quando rimos das piadas de um amigo, que são engraçadas somente porque ele está contando. A rotina no trabalho, por incrível que pareça, pode ser inesquecível se ao nosso lado estiverem às pessoas certas. Às vezes, nada conhecemos sobre elas. Mas o pouco que conhecemos já é suficiente.
Evidentemente o tempo e a distância não passam despercebidos. Claro que não. São eles que colocam cada lembrança em seu devido lugar. Guarda-se apenas o essencial. Lembro de Machado de Assis que, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, afirmou: "Cada estação da vida é uma edição que corrige a anterior, e que será também corrigida, até a última edição, que o editor dá de graça aos vermes". Bom, enquanto os vermes não se fartam com minhas memórias continuarei aqui, no sofá do amigão. Relembrando bons momentos do passado. Antigas histórias que nos trouxeram até aqui. Ansiando, claro, para novos momentos. De preferência entre um choppinho e outro...

Emerson Baptista é o dono do Blog Reminiscência de Emerson 


Reminiscência: a capacidade de reter na memória. Aquilo que fica na memória. Lembrança vaga.
NOTA: A ilustração do sofá é do Moisés Gonçalves - O Moiza

10 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Amigao disse...

Nos conhecemos e tornamos amigos quando trabalhamos juntos na DPZ.Ainda bem moço e já de saco cheio com a publicidade largou tudo e foi fazer faculdade de Educação Fisica e se mandou.Virou professor e lá se vão vinte anos que não nos encontramos. Ele também é um dos responsáveis por eu ter virado Palmeirense. Na época ele fazia de tudo pra me converter a religião pagã chamada corintianismo ate me levou em uma reunião no Pacaembu.Mas como todos os adeptos dessa seitinha ele era muito chato.E só pra provocar eu virei Palmeirense.Coisa que só me enche de orgulho até hoje. Vinte anos depois.

Luana! disse...

Haahahahha

Eu tava emocionada com as belas palavras dele, mas daí que tu me fez rir horrores com a história de amizade futebolística de vcs. Ahaahhahahahaha
Putz! Ouro a citação do Machado!

Beijoooss

Emerson Batista disse...

Pois é Zé...
Em relação à reunião no Pacaembu se bem me lembro comemorou pelo menos 3 dos 5 gols contra o Vasco isso para não falar das palavras carinhosas dirigidas ao Eurico... rsrsrs
Agora preciso tomar cuidado para não ficar de saco cheio da Educação Física... Se ficar faço o que? Publicidade? ou só me mando... E acho que agora vinte anos serão demais...

Um abração

Valdeir Almeida disse...

Émerson e Amigão,

Al Pacino tem toda razão, pois "em um momento se vive uma vida".
A vida é feita de momentos que vai se costurando entre si até formar uma vida.

Abraços e bom final de semana pra vocês.

Amigao disse...

Pois é,
Aquele jogo o Marcelinho Carioca jogou.Eu vibrei muito mas não era com o corinthians ganhando e sim pelo Vasco perdendo.
E aquilo foi uma vida em um momento.
Obrigado Valdeir, pela visita, te espero aqui no sofá qualquer sábado desses.

Marcone França disse...

Pois Amigão,
Muito legal ainda encontramos amizade assim.
Realmente não tem torcedor mais chato que o corinthiano.

Abraço!

SANDRA disse...

É amigão é só aparecer uma piadinha infâme, que aliás o Emerson adora contar, para nós colocarmos o teu santo nome em vão....ele sempre lembra das piadinhas que vc contava na DPZ, e quando aparece uma deste tipo , ele todo pompa conta e parece que vê vc na frente dele, pois ele fala....essa da a cara o Airton...velhos tempos e amigos que só fazem bem pra ele, e eu fico muito contente por isso...aliás vc está de parabéns o seu blog é muito legal, um beijo e fique com DEUS.

Amigao disse...

Bom dia Marcone
Também espero te ver aqui no sofá qualquer sábado desses aí.

Um abração!

Amigao disse...

Oi Sandra,
Quanto tempo hein? Não pode ficar espalhando minha fama de contador de piadinhas irritantes, rsrsrsrs.

Sabe o que a Xuxa foi fazer no boteco?
Foi tomar uma com a xaxa

Eu não resisti,rsrsrs

beijão do amigão

omargot disse...

Gostei da entrevista cheia de saudosismo e doses de cultura. ;)

Abraço e boa semana pra ti, cara.

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____