domingo, 20 de setembro de 2009

Uma carta para mim






Dear amigão de 2009

Aposto que quando você ler esta carta vai estar sentado na frente do computador e fumando um cigarro.E é exatamente sobre isso que eu queria falar com você.
Você que sempre disse que gostaria de morrer só depois que o Ryan crescesse, lembra? Pois ele está crescendo e você/eu estamos morrendo. E sabe por que? Por causa da porra desse maldito cigarro.
Enquanto você está lendo essa carta, eu sei, você está tossindo e suas pernas estão doendo.Você não consegue caminhar até a estação do trem, você não tem mais aquela disposição que tinha e não é por que você está gordo.É por causa da droga do cigarro mesmo.

Os primeiros sintonas de que a coisa estava preta, foram aquela tosse, dor de cabeça e a gastrite.Já eram sinais de que a nossa saúde estava sendo prejudicada pelo fumo.

Nem vou listar aqui todos os malefícios do fumo, você/nós sabemos.Lembra quando nós tínhamos 12,14,16 anos? A gente sabia tudo sobre os males do fumo, ganhamos até prêmio como melhor orador na semana anti-tabaco da escola. E por que cargas dágua, resolveu fumar depois de velho? Se você parar agora será para o nosso próprio bem, o nosso organismo irá recuperar-se dos danos causados pelo cigarro; em caso dessa doença já instalada,vai evitar sua progressão e melhorar nossa qualidade de vida.

Olha o Ryan cresceu e tem muito orgulho do vovô, os nossos duzentos sobrinhos também cresceram, já somos tio-avôs de vários netinhos.Você conseguiu aposentar-se e morar na praia.Sabe aquele sonho de comprar um terreno imenso e contruir oito casas em volta da piscina, uma pra cada irmão e cada casa com a plaquinha esculpida o nome deles? Nós conseguimos! Estamos morando em uma chácara em Angra dos Reis, naquele terreno que você cobiçou a vida inteira, perto da praia. Construímos do jeito que a gente sonhou.Tá pronto e tá enorme e todo mundo se reúne em volta da piscina e da churrasqueira quase todos os domingos. Tem até uma capelinha que você construiu pra mamãe orar e não ter que caminhar até a igreja todos os sábados. Falar em mamãe, a velhinha tá inteirinha, forte e sadia, só você que não...A casa vive lotada de gente jovem e bonita, são os nossos sobrinhos e os amigos e namorados deles.

Mas hoje, especialmente hoje quando estou escrevendo esta carta para o passado, todos estão tristes, chegaram os resultados dos exames.Tudo começou com uma forte insuficiência respiratória, falta de ar e cansaço. Nós começamos a nos cansar ao menor esforço físico, e agora os resultados e eu nem vou falar o que o médico disse pra não te deixar nervoso, aliás deveria falar, mas você, aliás nós ,somos inteligentes pra saber o que vai acontecer. Por isso todos hoje estão tristes.Muito tristes.

O Ryan ta puto com a gente, ele sempre dizia: “Vô faça como meu pai, pare logo de fumar”.

Hoje era dia de festa mas em vez de festa há uma ambulância aqui na porta de casa. E você precisava ver os olhinhos de lágrimas do Ryan, pois é ele quem está digitando esta carta enquanto eu com voz fraca vou ditando pra ele.


 Pois é, seu grande merda, vamos passar uma grande temporada no hospital e não sei se vamos voltar. Os médicos comentaram que tudo poderia ter sido evitado se você tivesse parado de fumar há uns dez anos atrás.

1 amplexo,

Amigão de 2019


Este post faz parte da blogagem coletiva, promovida pelo blog "Um pouco de mim"

31 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Iza disse...

Amigão, o primeiro blog que vim visitar foi o seu. Estou um pouco afastada da Internet e por isto só estou visitando os amigos.

A carta me emocionou muito já que lhe confessei que também sou fumante .

Noto que você quer parar e só precisa encontrar a força necessária para isso.

Gosto muito de você! De coração!

Um beijo!

Elaine disse...

Meu querido,
Que posso dizer?
Pare já com essa merda porque senão eu vou me enfiar em um ônibus e vou baixar aí em sua casa de portão azul só para te sacudir pessoalmente. E sendo eu mulher decidida não duvide que eu vença minha resistência a viagens e vá bater aí!
Eu acho que você consegue.
E eu quero você aqui para receber meu futuro livro...
Fique bem vivo!
Muito obrigada por participar!
Beijos.

omargot disse...

Cara, uma carta emocionante, com alguns trechos que podem estapear muita gente, hein. Espero que deixe a morte vir naturalmente, e não enrolada dentro de caixinhas. Uma atriz uma vez disse que parou de fumar depois de ver pessoalmente (num hospital) um pulmão de um fumante que havia morrido. Isso pode chocar uns, não fazer diferença pra outros, mas é uma realidade. De verdade, não acredito em vícios, e não falo isso porque eu não sou viciado em nada, mas acho que o homem inventou o vício e sempre que pensamos em cigarro, bebida, sei lá mais o quê, já nos aparece a ideia do vício, como se fosse algo completamenta interligado, mas não. Abraços, cuide-se, hein? Ótima semana pra ti.

007BONDeblog disse...

Amigão
Bom dia

Hoje estou fazendo uma matéria sobre visita aos colegas de blog, e divulgando o que eles estão apresentando nesse dia. Uma forma de retribuir a atenção e carinho que tenho recebido.

Seu blog está lá.

Um abraço

Luca disse...

To ha um tempo criando todo o cenário...

Amigão, se vc parar de fumar, vai ser a maior prova de amor que vc estará dando ao Ryan. E vou ser bem bruta: se vc não parar de fumar, pare de dizer que ama o Ryan.

Não seja bobo e aprenda com ele! Aprenda com quem está começando a viver e comece também. Largue de morrer!

Eu sei q não é uma coisa fácil. Eu sei, tenho uma mãe fumante há mais de cinquenta anos. Eu tento ajudá-la, já propus caminhos amenos até o ultimo trago...como diminuir um cigarro por dia. Depois q ela percebeu q diminuiu e passou de oito a cinco cigarros por dia [pode parecer pouco a alguns, mas é uma luta dela bem dificil, vc sabe], comprei bombons de gengibre q ela gosta. Aos poucos, o progresso.

Tente, vai!

Marcone França disse...

Pois é amigão,
Recebeu a carta?
Leu?
Se cuida a vida é preciosa demais pra se perder por um cigarro.

Abraço!

Valdeir Almeida disse...

Amigão,

Interessante e inteligente a forma como você escreveu a carta para você mesmo.

Você escreveu a carta para seu futuro. Espero que essa parte do futuro jamais se realize e que seu neto não precise escrever a carta que você ditar para ele.

Torço que você escreva muitas cartas felizes.

Abraços e boa semana.

Natasha Dias disse...

Estou passando para conhecer os participantes da blogagem e não pude deixar de dizer que adorei sua participação, gostei ainda mais de seu blog!!! Parabéns... Tenha uma semana maravilhosa!!!

Pat Rocha disse...

Nossa ... Arrepiei... Parei de fumar há 4 meses...
Aproveita que vc teve a visão do futuro e obedece ao Ryan!
beijo
Pat

Christi... disse...

Nossa, acho que li umas duas vezes, mas em todo momento senti quão forte texto e situções vive, que Deus abençoe sua luta, vença seu golias ta.

Beijos,

Dalva disse...

Essa blogagem mexeu com nossos sentimentos... estou adorando participar. Parabéns pela postagem... ótima!

Também estou participando... Se puder, dá uma passadinha, gostarei da tua visita!

Bjs.
Dalva

Nade disse...

Amigão, que carta!
Consciência é tudo nessa vida, graças a Deus, e por isso, pergunto, o que falta para para de fumar e evitar que o Ryan que escreva esta carta em seu lugar?
Adorei a carta, o sacolejão que você deu nos fumantes é realmente para determinar como será a vida daqui pra frente!
Sabe que parei de fumar há 4 anos, sendo fumante dos meus 15 aos 23... Consegui, apesar das dificuldades, do aumento de peso, das crises de abstiência...
Sou feliz agora, mais do que antes, com certeza!
Bjs, querido, e parabéns pela belíssima participação na blogagem da Elaine!

Renata Nogueira disse...

Amigão,
Que carta!!
Parabéns pela participação!
Beijão e tome juízo!

sumartins disse...

Já está na hora não é?!!!
Então pare por aqui, não quero que o Amigão de 2019 seja assim!!
Beijos, te amo

Dani disse...

Oi Amigão querido!!
Não vou dizer um tanto de coisa sobre o cigarro, outras pessoas já disseram e você também já sabe o que precisa fazer. Então quero apenas lhe desejar sucesso nessa empreitada e dizer que eu acredito que você vai conseguir!
Pelo amor ao seu neto, pelo amor a si mesmo, aos seus amigos, pela sua vida que precisa durar tempo suficiente da gente se conhecer, de você vir passear no maranhão e de me levar pra conhecer a louca São Paulo. Que tal?
E eu parei de fumar! Bom né? Conseguir parar cedo, graças a Deus. Um dia bebi e fumei e passei mal um dia inteiro. Decidi parar e to conseguindo. As vezes dá vontade sim. Gosto do cheiro, do sabor, da sensação que dá. Mas me sinto tão melhor sem ele, sem aquele cheiro ruim, sme a falta de ar, que deixei de lado.
Você também vai conseguir viu?
Beijos e boa sorte. To na torcida!!!

Du disse...

Não gostei dessa carta, não gostei do Ryan estar escrevendo ela pra ti, não gostei da ambulância na porta =/
Vâmo pará com essa porra desse cigarro logo? Vambora mudar este final? Aff...

Beijos sentidos...

Suzi disse...

Estou lembrando da foto que vi ontem, do vovô com o Ryan no colo... A luta é grande, mas um cigarrinho é muito pouco, em troca da alegria que vocês podem viver...
(eu me emocionei... pra variar. inclusive com a descrição da casa de angra...)

Andreia disse...

Amigão meu querido, ao começar a ler tua carta parecia que era para mim. Lendo, sentada em frnte ao pc e fumando mais um maldito cigarro.
Espero de todo coração que consigas parar e eu sei o quanto é difícil, já tentei algumas vezes e nada. Olhe nos olhinhos do Ryan e pense na dor que causará a ele se você vier a faltar, tenho certeza que este pensamento vais te dar força. Fiquei emocionada com sua carta, é forte me fez pensar nos meus filhos, também preciso largar este vício o mais rápido possível.
Obrigada pelas palavras de carinho, sei que tenho que trabalhar melhor esta questão do perdão, mas não é fácil para mim. Peço sempre a Deus perdão por não conseguir perdoar e também que me ajude e me mostre o caminho...
Beijos na alma meu querido e por favor vença esta batalha...

A Madrasta Má disse...

Foi a carta mais consciente que li... Pára de fumar... tenha força homi! Mude o destino desta carta! Bjinhos da Madrasta!

Amigao disse...

ops, 20 comentários.

Marise von disse...

Sem palavras....
Parabéns!
Abraços,
Marise.

Valéria Russo disse...

amigão..
acabei de ler sua carta..
ainda estou na tarefa deliciosa de ler todas..
poxa..
fiquei triste, confesso que sou fumante, já parei e voltei, sou sem vergonha mesmo...
mas amigão vc vai conseguir, tenho fé que vai, vai voltar pra casa,nadar na piscina, e ver seus netos crescerem e o ryan não vai mais precisar escrever pra vc pois estarão ocupados demais dando bons roles por ai..
eu quero e vou parar e vc caro amigo, faça o mesmo.
estarei torcendo por vc.
Deus te proteja e abençoe.
bjkas em seu coração.
uivos de solidariedade..
val do uivo da loba.

Tyna disse...

olá,
Faça isso por você... Se ame... Não dixe essa porcaria te dominar dessa forma... É difícil? É... mas você tem que estar no controle... Pare de se maltratar...


Amei essa carta e espero que tenha o efeito correto em sua vida... Boa sorte!

Luciana disse...

So li seu post agora...e fiquei triste!
Que bom seria se essa brincadeira fosse verdade né?
Melhoras viu!
Fé em Deus que tudo vai dar certo.
Vou orar por vc

Alma inquieta disse...

Amigão,

espero que hoje esteja melhor...
e deixe essa porcaria...a vida é boa demais para se desperdiçar desse jeito...
Linda carta..., pena que o motivo seja triste.

Um beijo enorme!

Gabriela disse...

Bom amei a carta
e vê se perante a tanta gente te alertado, para logo de fumar ninguém quer perder uma pessoa querida como você não é . Se alcançou tantas coisas ate hoje porque não vencer de uma coisa tão pequena como essa hein ??
Você pode , você é mas forte do que isso pensa na familia linda que tens e dedique os próximos anos que Deus te reservou e seja feliz , respirando um ar puro , para que quando a hora realmente chegar saiba que você foi um grande vencedor de todas as batalhas
Espero te ver em breve no seu blog , vou amar ler os post desse grande amigoo .
Melhoras acredita em ti sei que podes

Beijo , e lógico que ando seguindo por aqui

Ursinhu da Juh =] disse...

Eita eita hein amigao, bunito ne vo nem fla que por falta de aniso num foi porque ate na embalagem do trem mostrava o preju depois. Baum... num da pra fica chorando no leite derramado ne, bola pra frente.Ainda bem que DEUS existe e gosta muito de voce, senao voce ja tinha ido ne. Ve se nao me dexa esse trem sai ganhando nessa, aqui o ser racional é voce, o trem num vai vim flutuando na sua boca,é voce que vai la pega. Ta querendo morre?? Pra que se a vida é bela e o Ryan é gente boa kkkkk . Falando serio amigao, sei que seria mais facil se nao dependece de voce né mas depende, ta na suas maos e tipo se nao for por voce faça pelo Ryan, faça pela gente aqui que ta torcendo por voce igual torçe pra seleção, vidrado flando vai, vai, vai, vai.... kkkkk voce consegue amigao, mas se nao acredita nao importa eu acredito em voce, faça isso por mim, que nem ti conheço pessoalmente e to apostando tudo pra ti ve vencedor nessa =] VAAAAAAAAAAIIII KKKKK


bjuuuu
fica com DEUS =]

Rê - Modestia à Parte disse...

Amei a sua carta. Simplesmente emocionante!

Nina disse...

Oi! passei pra conhecer os finalistas da blogagem, porque me faltou tempo a semana toda, e nem preciso dizer o qt a tua carta mexeu comigo né?
Mt bem elaborada, um tanto triste, claro, mas cheia de esperancas tbm, os sonhos realizados, é bom de ver amigão... a familia reunida e o Ryan, que gente boa, escrevendo pro coroa desobediente... é a vida mesmo, a gente acorda, meio atrasado, é como se tivessemos dormido no ponto e o trem ou o busao passou sem a gente notar.

Tem que se cuidar agora, né?
Espero que corra tudo bem.
Um abraco

Elcio Tuiribepi disse...

Agora entendi porque é o mais votado...
Caramba...dá licença masi vou aproveiar suas própias palavras e esvrecer como um amigo ok...
Amigão...para com esta mer..................cadoria...com esta por........ciuncula de uma vez...um abraço na alma....te espero no meu blog ok...um abraço na alma...te cuida cara....

Madame Mim disse...

Oi, tudo bem?
Gostei muito da sua carta e já votei nela para campeã.
Gostei muito da originalidade. Primeiro pq tu fixou em um tema específico, o cigarro. Segundo, pq tu escreveu do futuro, em 2019.
Terceiro e muito pessoal: comecei a fumar com 22 anos. Burra demais. Nem fumava tanto. Mais em baladas ou dias de muito stress. Até que passei por um susto gigante, combinação mortal de pílula com cigarro. Todo mundo tem uma segunda chance.
Passei o inferno para parar.Malhação, remédio e muita força de vontade. O que me atrapalhava era aquele "so unzinho" .
Ainda tenho vontade, mas não boto mais na boca.
Não quero ter que escrever uma carta como essa no futuro.
E obrigada, pq ler me fez ver que fiz a melhor coisa do mundo parando.
Acredite, vc consegue!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____