quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pra quem não sabe e sempre tem alguém que não sabe, o Jornal O Estado de São Paulo está sob censura desde o mês de agosto.Uma ação judicial proíbe o jornal de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktora.Se você tiver curiosidade procure no google mais informações sobre o fato que envolve, lógico algum membro da família Sarney.
Na Argentina, o Jornal El Clarín, também sofre algum tipo de censura ou ameaças por causa de uma forte oposição ao governo,mais de 150 fiscais fizeram buscas semana passada no escritório do jornal.
Nunca comento politica aqui no blog embora comente os posts dos amigos que falam sobre o assunto, censura é algo que me apavora.Eu sou lá daquele tempo em que tudo era censurado e todo mundo tinha que ter o menor cuidado com o que falava e até pensava.Disseram que "Censura nunca mais" mas... 
A matéria abaixo, copiei do Jornal Propaganda e Marketing da semana passada.A fim de mostrar pra vocês como as agências de publicidade reagiram ao fato.


"Em meio a uma das maiores crises recentes de censura prévia contra a imprensa, sete agências convidadas pelo propmark - Africa, AlmapBBDO, F/Nazca S&S, NBS, Talent, Y&R e W/ - criaram anúncios sobre liberdade de expressão. A decisão judicial que impede o Estado de S. Paulo de divulgar informações sobre as investigações da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que tem o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no centro da crise política no Congresso, foi retratada sob diferentes aspectos.
A Y&R, agência do Estadão, fez anúncio que divulga o movimento criado na internet censuranuncamais.com. O blog é de Arthur Soares, do planejamento. Cerca de 4.500 pessoas aderiram ao movimento, entre eles famosos como Marcos Mion e Marcelo Tas.
“A ideia é simples, as pessoas podem colocar uma tarja no seu avatar no Twitter, em referência à censura”, contou Marco Versolato, vice-presidente de criação da Y&R. No anúncio, aparecem fotos de funcionários da Y&R com uma tarja sobre os olhos. O texto diz: “A censura está ameaçando voltar. Proteste. Coloque a tarja no seu twitter censuranuncamais.com. A Y&R apoia este movimento”.
A peça da NBS traz a imagem de um alto-falante e fotos pequenas de líderes mundias como Nelson Mandela e o Dalai Lama e a frase: “Você tem o direito de não permanecer calado”. “A ideia é mostrar que a liberdade de expressão é a soma de várias vozes e que essas pessoas amplificaram com suas histórias de vida e posturas a nossa liberdade de expressão”, falou Cassio Faraco, diretor de criação da NBS São Paulo, criador da peça junto com Darcy Fonseca, Gustavo Vilela e Guilherme Almeida que tem direção de criação de Pedro Feyer e André Lima.
A peça da AlmapBBDO, criada por Manoel Zanzotti, Fred Sekkel e Carlos Garcia, retrata com precisão a situação. O texto diz: “Librdade de exprssão (isso mesmo, sem as vogais). Cuidado, às vezes, começam a tirar e você nem percebe”. “É algo sutil, eu acho que o anúncio reflete o que estamos passando hoje, em que as coisas vão acontecendo de forma sutil e podem aumentar de uma hora para outra”, disse Zanzotti.
O anúncio da Talent assina com a seguinte frase: “Quem perde a liberdade de imprensa não perde só a liberdade de imprensa”. “A gente tentou dizer que a liberdade de imprensa tem um efeito direto na vida das pessoas”, disse Fábio Rodrigues, diretor de arte da Talent, que criou a peça junto com Igo Oliva.
A W/ foi original e desenhou dois bigodes, que de certa forma se tornaram ícones da crise. De um lado, aparece o bigodão que representa Sarney e do outro um bigodinho, em referência a Adolf Hitler, ditador da Alemanha. O conceito é: “A censura revela semelhanças perigosas entre os que a praticam. W/ pela liberdade de expressão sempre”. A criação é de Eiji Kozaka e Marcelo Conde, com direção de criação de Washington Olivetto."

9 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Luana! disse...

Logo no inicio do texto, eu ia brincar aqui: "pow! tudo vcs botam a culpa no nosso dono [do mar]"

Mas qdo se trata de censura não há oq se brincar. Mesmo que se dê o recado c irreverência, não podemos brincar de ignorar oq acontece e oq uma censura pressupõe. Obviamente não digo isso em função de ser profissional da informação, mas sim pq o fascínio q provocam as histórias pelas quais a história do nosso país se fez dão medo até de duas mãos na boca.

Sim, sinto calafrios ao imaginar alguém tapando a minha boca ou a de qqr outra pessoa.

Maldita liberdade de pressão.

Valdeir Almeida disse...

Excelente ideia do pessoal do "Jornal Propaganda e Marketing". Nessa hora deve-se esquecer as diferenças entre jornalistas e publicitários.

A censura nunca chega de vez. Existe um processo até que ela se instale definitivamente como um censura total.

Além disso, os censores costumam ser hipócritas. Justamente Sarney, aquele que censurou o Jornal o Estado de São Paulo (e, por extensão, toda a imprensa), é o mesmo que subiu à tribuna do Senado na semana passada para repudiar a censura na Venezuela.

Abraços, amigão.

Marcone França disse...

Triste quando os que censuram deveriam ser os censurados.
Mas enquanto o povo sofrer com o que lhes é censurado, que é a educação, eles vão continuar lá.

Abraço!

Suzi disse...

Gostei muito da manifestação da AlmapBBDO e da W/.
Mas gostaria muito mais se não fosse preciso criar propagandas assim...

Leandro Correa disse...

Nossa, censura é o cúmulo do absurdo.
Ainda bem que não peguei essa época, mas que ridículo isso de ficarem protegendo o Sarney.

Sabe, acho que todo mundo tem o rabo meio preso com ele.

Um abração!

Diego Borges disse...

Aqui teve um tempo atraz um movimento no centro contra a decisão do jurídico sobre os jornalistas , foi um auê só. Mas eu sie muito bem quem quer calar a imprensa( por mais que ela seja tendenciosa )e não concordo com a censura.
Um abraço !

Luilton disse...

Censura é triste.
Desde que se responsabilizem, as pessoas devem ter liberdade pra falar o que quiser. Têm até a opção de mentir.
Fico pensando no porquê da censura? Que bom motivo alguém tem para que não se revele suas ações? E sendo pessoa pública?

Triste.

Mas, enfim, as propagandas extremamente criativas. Gostei mais da Librdade de Exprssão. Perfeito.

Abraço.

Andreia disse...

Olá Amigão! Primeiramente quero dizer que adorei a tua visita no meu humilde bloguinho! Tenho que confessar que a aguardo já faz um tempinho, rsrsrsr...
Falando em censura, teu post veio em ótima hora. A coisa tá feia pro nosso lado. Estes infelizes acham que podem nos calar, mas não podemos permitir.
Outro dia tive a noticia em meu blog, que tiraram um blog do ar porque protestava contra o Sarney, e hoje eu soube que o TSE tirou do ar um maravilhoso comentário do Arnaldo Jabour da CBN, a pedido do nosso excelentíssimo presidente Lula. Veja o post do meu amigo Lord, da Rede Social Reaja, Brava Gente Brasileira.
http://bravagentebrasileira.ning.com/profiles/blogs/esse-texto-deve-se-transformar
Aproveito a deixa e convido-te a participar desta rede em prol de um país mais ético, moral e justo, se nos calarmos nem sei como será futuro dos nossos filhos e netos neste país onde tudo acaba em pizzas.
Temos que por fim nestas pizzarias e é prá ontem. O Brasil urge por atitudes e conscientizações políticas, pois infelizmente a massa é a maioria e são os menos favorecidos e esclarecidos, eles somam a maior parte dos votos. E a educação está bem longe do plano de governo de qualquer candidato, já que quanto mais ignorante um povo, mais se manipula e se compra votos a troco de comida e etc...
Conto com você e seus amigos nesta campanha,peço-lhe que divulgue-a.
Ternos beijos querido amigão...

007BONDeblog disse...

Amigão

Bom dia

Censura é algo inaceitável. Impedir os meios de comunicação de informar e criticar, é atitude totalmente fora do contexto no mundo atual. Ainda que por vezes a imprensa tenha um comportamento pouco responsável na apuração e veiculação de certos fatos, é preferível esse tipo de erro, que pode ser reparado por quem for prejudicado, do que impedir que vários fatos graves venham ao conhecimento da sociedade.

Mas não é só o caso do filho do Sarney que está nessa situação, o do DD também, etantos outros, protegidos pelo segredo de justiça.

Um abraço

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____