sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Passei quinze dias analisando a letra e música do Hino Nacional Brasileiro e confesso, eu não entendi nadica de nada. Por isso numa atitude mais que humana e totalmente solidária com a Vanusa e também pra impedir que mais alguém pague esses micos, resolvi, por minha conta mudar a letra do hino. Vou pessoalmente falar com a ministra Dilma e entregar a nova letra.
Minha idéia era criar um novo ritmo também, algo assim meio bossa-nova, mas o patrão disse que a bossa tem origem no jazz norte-americano.Achei pouco patriota e pensei num funk assim carioca, mas ele disse que o funk também é baseado num tal Miami-beat.Que tal o Maracatu então?Ele sugeriu. Ok,de preferência atômico pois somos um país moderno.


Vamos então as mudanças na letra?
"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas ,de um povo heróico o brado retumbante"
Muda para Ouviram o grito da galera!.

"Brilhou no céuda pátria nesse instante"
Muda para "Faz sol agora no Brasil"

“Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada!”

Esse refrão tem mais virgulas que os textos do meu patrão mas “entre outras mil”? Considerando que o Brasil é um país e atualmente temos 194 países no mundo, que outras 805 terras seriam essas? Eu tentei pensar em algumas não catalogadas no Atlas Mundial: Terra do Nunca, Terra de Marlboro, Terra do Sol, Terra em Transe… mas não consigo chegar em 805.

“Deitado Eternamente em Berço Esplêndido”

Eu mudaria para "abençoado eternamente", mas aí seria uma redundância. Qualquer um deitado eternamente em berço esplêndido já é um abençoado. Minha sugestão aqui é acrescentar o termo ‘quase’ antes do ‘eternamente’. Assim tiramos a ideia de que o Brasil é um gigante adormecido.

“Fulguras, ó Brasil, florão da América"
Esse eu deixaria para representar a classe gay cosmopolita brasileira.

“Teus risonhos, lindos campos têm mais flores."
Idem. Dessa vez para os homossexuais campestres.

“Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
"Paz no futuro e glória no passado"

Esse verso é no mínimo confuso e só se justifica se o compositor, Francisco Manuel da Silva, fosse daltônico, míope e muito mal informado. O verde de nossa bandeira (’flâmula’) não é verde-louro, é verde-bandeira. Eu achei que isso fosse óbvio. Verde-louro é roupa para gringo .E onde está esse ‘Paz no futuro e glória no passado" na bandeira? Da última vez que eu li era ‘Ordem e Progresso . Preciso baixar uma nova versão?



Novo Hino Nacional
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
O grito da galera!
Faz sol no Brasil agora.
(…)Terra adorada, entre outras 193, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
Deitado quase eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Seus risonhos lindos campos tem mais flores,
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida” no teu seio mais amores.
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-bandeira dessa flâmula
“Ordem e Progresso.“
(Adptado)
Essa vida de compositora me cansa e vocês ainda falam mal da Vanusa.
Mariia Elite é a diarista do amigão e escreve toda sexta-feira aqui no blog do patrão. Solidária, companheira e totalmente leal, resolveu hoje plagiar um texto do antigo blog "O Brasileiro",que ela tinha impresso e guardado no meio dos seus papéis, em homenagem a sua amiga e ídolo de juventude Vanusa, a mesma de "Manhãs de setembro".Todas as notícias aqui neste espaço são verdadeiras a única falsa é ela mesmo.

7 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Luana! disse...

Tô plasma contigo, Elite.

Até tu anda biritando com teu patrão???

Suzi disse...

Ai, Elite, não me fale na Vanusa... e de suas justificativas mal arranjadas...
Cheguei a ter peninha dela (o que, em nenhum momento, confesso, me impediu de rir e rir muito do mico), mas deixei a compaixão de lado quando percebi que a cada dia ela se justificava de um jeito...

Primeiro, brigou com o filho antes de sair e tomou DOIS comprimidos pra labrintite, já que ficou "stressada" e o stress, afirma, ataca a labirintite. (podia ter tomado remédio contra o "stress", não?)
Já achei estranho, porque tomou o remédio e saiu para um compromisso profissional, para o qual estava sendo paga. E pra cantar o Hino Nacional.

Depois, achou uma versão melhor (além da "versão melhor" do Hino, imbatível, ressalte-se) para sua historieta e saiu dizendo que recebeu o convite 15 dias antes e "só confirmaram um dia antes do evento", O QUE A TERIA FEITO PASSAR A NOITE EM CLARO, "TENTANDO DECORAR A LETRA DO HINO, QUE É ENORME E MUITO DIFÍCIL" (dorme com um barulho desse, Elite!).
Aí, diz que ficou nervosa com isso e tomou remédio, e tentava decorar a letra, e não dormia, e tomava remédio... Depois disse que o óculos não era dela; que o dela, que estava na bolsa, sumiu lá no local.

A essa altura, eu já estava revoltada com os detalhes sórdidos da nova versão, em que todo mundo tem culpa, menos ela, coitadinha...
Pra arrematar, ela diz "já está provado: NINGUÉM SABE CANTAR O HINO NACIONAL". Aí eu quase quebrei a tv, Elite!!! Como assim, "ninguém sabe..."??? EU SEI. Sei "de cor e salteado", inclusive a ordem do "Brasil um sonho intenso" e "Brasil de amor eterno", sei que é "braço forte" e não "braços fortes", sei que é "nossa vida NO teu seio" e não "nossa vida EM teu seio"... Sei tudo e não admito que ela venha se desculpar colocando a culpa em mim. E além disso, o "NINGUÉM" não havia sido contratado pra cantar... ELA precisava saber, porque estava sendo paga pra saber e pra cantar CERTO.

É, Elite. Tô revoltada!!

Ainda mais que, pra terminar a enxurrada de sandices, ela teve a mesma ideia que você, Elite (com muito menos criatividade, é claro): "E QUER SABER? EU ACHO QUE A LETRA DO HINO NACIONAL TEM QUE MUDAR MESMO, PORQUE O BRASIL NÃO ESTÁ DEITADO EM BERÇO ESPLÊNDIDO..." e a plateia... "clap clap clap", aplaude, como se também por essa razão estivesse justificado o desrespeito daquela senhora "que tanto fez pelo Brasil" (sic) e se sente "injustiçada", também segundo suas próprias palavras.

Portanto, Elite, depois desse meu desabafo, que estava aqui atravessado (não fiz um post sobre isso porque eu não consegui uns comprimidos, antes, pra relaxar antes de escrever, e agora, passado esse tempo todo, o meu post aparece aqui nos comentários... ahahahahaha) eu preciso confessar que sua ideia de inclusão social é, realmente, ótima. Acho que a comunidade gay vai eleger você, "dentre outras mil", a mais amada!! a nova rainha do pedaço.

Boa sexta, moça!! E arruma essa casa direito, porque ouvi dizer que a Vanusa já ligou pro teu patrão pedindo pra sentar nesse sofá, e explicar melhor o que aconteceu...

Vamos lá! Todo mundo junto:
"...és belo, és risonho e líiiiiiiimpidooooo..."

Alex disse...

Vou ter de falar que eu não gostei muito porque não dá pra cantar! haha Falta coisa aí, mas na verdade todo o hino é muito chato; eu, pelo menos, não gosto. Sobretudo num país onde as pessoas falam errado e escrevem errado, um hino com tantas palavras bem-elaboradas, até mesmo incomuns e "difíceis", não é nada útil.

Abraços e bom fim de semana!

Cristiane A. Fetter disse...

Elite queridaaaaaaaaaaaaaaa.
Você tem meu apoio, espero que a Dilma aprove, se precisar eu falo com o Obama por aqui tá?
bjks

Pat Rocha disse...

Posso falar? ducaraleo! Adorei!!!

Ó, tb não concordo com bossa nnova não. E nem é pela origem norte americana(com hífen ou sem hífen) não... É porque vai ficar parecendo abertura de novela do Manuel Carlos... A única vantagem é se sentir sempre no Leblon....
Beijo
Pat

Cafeína disse...

hehe acho válido demais... mas depois que me lembrei da parte : O lábaro que ostentas estrelado - não consegui mais pensar... sei lá... acho tão chique ostentar o lábaro estrelado, sempre quis ostentar alguma coisa estrelada, nem que fosse um lábaro sabe? rs!

Juca disse...

Elite, por mim já está aprovado e sacramentado. Manda pra gráfica do Senado! Lá tudo pode! :-)

Bom, falando sério, foi divertido ler seu post! Caracaaaa: sério e divertido?? kkkk

Olha, manda um big abraço pro Amigão! Bom fds pra vocês!

Beijo!

PS: Tadinha da Vanusa! :-(

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____