quinta-feira, 20 de agosto de 2009


Só porque hoje é o aniversário dela, vou re-postar um texto que fiz há muito tempo.

...Mas eu falava das recordações de infância. Amigos, eu apanhei muito. Ah, como apanhei...
Quando era moleque, na nossa casa tinha um quintal imenso e com muitas árvores. Uma delas, a goiabeira, foi grande aliada de minha mãe na nossa educação. Você não tem idéia do que é levar uma surra com uma vara de goiabeira.
A coisa funcionava assim: De repente um de nós erámos pegos fazendo algo que a mãe tinha avisado pelo menos umas quinze vezes que não deveria fazer. E lá ia minha mãe em direção à maldita goiabeira arrancar aquela maldita vara e ainda fazia questão de pegar a mais fina. E vinha em nossa direção com aquele olhar de "eu te avisei".
Aquilo ardia tanto nas costas que a gente antes de fazer a próxima besteira levava muito tempo. E o pior de levar uma surra era ver a cara de arrependimento da mãe e um olhar de tristeza que não saia do rosto dela o dia inteiro.
E a frase que sempre repetia: "Você foi feito com amor, foi criado com amor, porque faz isso comigo?"
Me revoltava também a frase: "engole o choro, não tá doendo nada".
Fomos educados assim com muitas chineladas e muitas mas muitas varadas. Naquela época não tinha este troço de conselho tutelar os pais educavam a gente do jeito que eles bem entendiam.No nosso caso, a gente hoje entende porque somos todos uns verdadeiros goiabões.


Os exemplos também ficaram. Já falei das qualidades religiosas da minha velhinha mas nunca disse que ela era muito irreverente e alegre.Ou disse? Meu pai, alem de debochado e brincalhão gostava de tomar umas cachaças.
Da minha mãe herdamos o lado espiritual e não fazemos praticamente nada sem rezar ou orar antes, também somos alegres e irreverentes. Do pai...bem é verdade a gente gosta mesmo de tomar umas brejas geladas.Mas hoje é o dia da dona Rosário. Beijo mãe!

10 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Leandro Correa disse...

Caraca maluco! Nunca tinha pensad dess ponto de vista. É verdade mesmo, meu sonho é meter a mão no bolso do Sílvio e tirar uma nota de cem reais *_________*

Parabéns pra sua mãe! :D

Albertinho disse...

Penso que quem foi criado desta maneira não tem muitas dúvidas sobre a vida, somente certeza e atitude. Meus pais são assim. Dizem que perdem tempo se forem pensar na morte da bezerra e aí me pergunto, "eu devia mesmo era ter apanhado de vara de goiabeira..."

Eu esperaria uma homenagem menos dolorosa pelo aniversário de sua mãe. Parabéns para ela.

Deeh! * disse...

AMIGÃO ESTOU VINDO COMENTAR PARA AGRADECER POR SUA ORAÇÃO, REALMENTE EU ESTAVA PRECISANDO DE UMA MUDANÇA E DEUS OUVIU A MINHA, A SUA, AS ORAÇÕES DE AMIGOS QUE SABEM DA SITUAÇÃO... MUITO OBRIGADA POR SEU GESTO SOLIDÁRIO, DE VERDADE, AS CRIANÇAS TB AGRADECEM O CARINHO ;)

Su disse...

Eu lembro desse post e lembro tbm q fiquei com vontade de comer essa goibada, e agora me deu vontade de comê-la de novo...
A sua mãe é uma mãe maravilhosa, vejo os reflexos nela em vc, apesar de conhecê-los pessoalmente sinto isso dq!!
Feliiciidades!!
Beijos

Mônica disse...

eu lembro desse post e da vontade que me deu de devorar umas goiabas e das lembranças não tão boas da minha infância. apanhei muito também, Amigão, sem a psicologia tão em moda hoje em dia. Eram outros tempos...

De qq forma, fica aqui um beijo pra sua mãe!

Amigao disse...

É uma homenagem de quem apanhou muito da mãe e agradece por isso.

Beijão do amigão!

Luana disse...

Não entendo o pq, mas a minha mãe hj me disse o seguinte:

-me perdoa, por qqr coisa q eu tenha te feito?!

- perdoar por ter me educado? não eu não perdôo!

Mamãe jamais me bateu, deu tapinha sequer em mim. Já o meu pai me bateu uma vez e ainda foi pq o desobedeci sob o consentimento da minha mãe. Hehehe

Mas o fato é: pai/mãe que quer educar e fazer do seu filho/filha um homem/uma mulher de verdade faz qqr coisa. desde bater até pedir perdão por ter feito tudo demais!

Parabéns à dona Rosário! Tenho certeza q ela ficaria mto mais feliz nesta data, se o filhão dela tivesse vindo visitá-la. É aqui - no MA - q ela mora, né?!

=P

Bjão, Amigão goiabão! Hahahaha

Du disse...

E se você não tivesse sido feito com tanto amor, não seria esse doce de pessoa que é hoje!
Parabéns pra sua mãezinha, querido!!!

Beijão

Sueli disse...

Oh, Amigão, sei o que é isso, também apanhei bastante do meu pai...rs. Cheguei a ter raiva dele, mas depois entendi que, na cabeça dele, fazia o que achava ser o melhor para a gente. (e agora eu o amo). Beijão!

007BONDeblog disse...

Amigão

boa noite

Primeiramente parabéns para a sua mãe pelo aniversário. Muita saúde, paz, tudo de bom é o que desejo.

É um tema interessante esse, educação com umas boas "goiabadas". Acho que o amor, a vontade de acertar na formação, o interesse em mmostrar o caminho certo, compensavam as atitudes as vezes muito duras e violentas.

Parabéns para você também

Um abraço

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____