sábado, 25 de julho de 2009


Ele sentou ao meu lado e ficou em silêncio durante muito tempo.Perdeu o melhor amigo, assassinado e muito jovem também (assim como ele, 18 anos de idade). Assassinato covarde, briga de transito.
Fiquei ao lado dele e pedia a Deus que colocasse as palavras apropriadas em meus lábios. Eu não podia simplesmente dizer “sinto muito”. Não a gente nunca sente o suficiente. A gente não sabe. A dor é grande e insuportável e se sente sozinho. As lágrimas lutavam para sair. Sua voz tremia, quebrada pelo vulcão da dor que martelava seu coração. Finalmente conseguiu falar:
-"É uma coisa difícil de explicar, um sentimento que mata aos poucos. É uma falta tremenda...Não consigo acreditar, quanto mais eu penso em alguma justificativa, mais eu fico indignado. Toda hora me pego pensando e dizendo baixinho "Volta, mano, volta!"
Será que tudo isso que estou sentindo vai passar? Não sei. Só sei que dói muito, é insuportável e eu não consigo ficar bem. O meu único alento, é saber que ele está olhando por mim, que agora vai ser meu anjo e que nós nunca vamos ficar separados. Seria muito melhor, mais justo, mais fácil com ele aqui, mas Deus quis assim, deve ter algo muito melhor pra ele do que essa MERDA de mundo...”
“Entretanto, por mais tristeza que a morte possa causar. A dor da saudade. O vazio da falta do ente querido. E tantas vezes a indignação e a revolta pela forma como tudo aconteceu, e ainda, o sentimento de culpa por acharmos que não fizemos o que deveríamos enquanto os que partiram estavam aqui. Sim, apesar de todos esses pesares. A morte não é um fim, é um recomeço. Para os que partiram é um abraço amigo, pois em Cristo Deus abraça todas as coisas, que são d’Ele e para Ele. Após a morte, Deus nos recebe na outra margem com sorriso de pai bondoso.
Engana-se quem ainda enxerga a morte com capa preta e foice. Preto, por sinal, não é cor de morte, mas de esperança. Todas as cores são de esperança, tudo depende dos olhos. Pior que a morte é a vida vivida sem esperança. Daí o Cristo ter dito que Ele veio para que tenhamos vida em abundância. Vida transbordante é a vida de quem vê Amor e Bem até onde aparências demonstram o contrário.
Para os que ficam e devem seguir adiante, nascerão do luto novos caminhos, novos dias. Do cansaço e esgotamento existencial surgirão novas perspectivas, novas energias oriundas da fonte que não cessa de jorrar água boa e límpida.” (Everton Vidal)


Estou triste por você meu querido amigo. A tragédia trouxe muita dor pra você e pra família do seu melhor amigo.Ah meu amigo, você tem todo direito de perguntar a Deus, mas eu sei que só o tempo irá apagar suas perguntas.E eu só peço que Deus esteja ao seu lado agora e te dê um abraço bem apertado e que enxugue suas lágrimas.
Bom dia pra você, mas bom dia mesmo!

11 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Sueli disse...

Tenho me preparado para tantas coisas nesta vida, mas encontro dificuldade para enfrentar as situações que envolvem a morte. Não sei nem o que dizer para os familiares do falecido quando vou a um velório. Dizer "meus pêsames", que horrível! Consolar alguém que perdeu um ente querido também é uma tarefa dificílima. Olha amigão, não sei o que lhe dizer, pois também não saberia o que fazer se estivesse no seu lugar. Mas, preciso aprender. Um abraço!

Marcone França disse...

Realmente amigão... palavras prontas não funcionam em momentos como este. Sinto muito, lamento, meus pêsames e todo o resto neste momentos são só palavras. O que realmente conforta o coração é saber que o amigo está ali até mesmo estando sem palavras, mas está ali.
O que resta neste momento é fazer a Deus uma oração para que console o coração dos que ficaram.
Abraço!

Elaine disse...

Olá!
Costumo dizer que em velório eu só irei ao meu, e mesmo assim não é 100% garantido não. Justamente por não saber o que dizer...O último a que eu fui foi do neto recém nascido de um grande amigo meu, amigo de mais de 20 anos. Ele, um homem maduro e de quem eu gosto demais, chorava desesperadamente e me perguntava por que Deus tinha levado seu primeiro e único netinho. Que dizer? Chorei com ele...
Beijos, querido, e bom fim de semana.

Éverton Vidal disse...

"Eu não podia simplesmente dizer “sinto muito”. Não a gente nunca sente o suficiente. A gente não sabe."

É complicado Amigao. A gente se entristece por nao saber o que dizer, por nao ter mesmo o que dizer. Dor é dor, e ainda mais numa situaçao dessas. Só Deus pode dar as palavras certas. Só Ele entende.

E é bom a gente reler o que escreveu, que o texto também fala com a gente como se fosse novo.

E segui seu conselho, estou programando para as mensagens saírem bem cedinho.

Aquele abraço Amigao em você e no seu amigo. Ele está certo, certíssimo, ao dizer isto:

O meu único alento, é saber que ele está olhando por mim, que agora vai ser meu anjo e que nós nunca vamos ficar separados

Nao é uma mera desculpa, uma fuga, uma vä consolaçao. Nao, é o que todas as religioes dizem atraves de símbolos e metáforas. É o que a Bíblia diz e o Cristo plantou aliás, realizou. E Ele pode crer nisso com toda a força de sua alma.

Abraço!

Amynon disse...

é muito difícil saber o que falar , mas Deus sempre nos da entendimento pra saber lidar com coisas assim. Perder alguem não é nada facil. é uma dor tão violenta que se fosse possivel arrancaria se o coração pra não senti la mas temos que ser fortes, aesar da força ter nos abandonado a tempos . Muito obrigado pela sua visita , ela foi uma das boas surpresas que tive hoje e obrigado pro ter me linkado, espero que goste do conteudo que virá. Um abraço !

Andreia disse...

Eu nunca soube o que dizer nestas horas, pois é um momento tão doloroso e difícil que um simples Eu sinto muito e Meus pesames, não sei, me da a impressão que até ofende a pessoa. Pq por mais que a gente realmente sinta muito , ela vai pensasr, não vc não sente, pq não sabe o que estou sentindo e eu concordo. Cada um só pode sentir a sua dor, a minha dor não é igual a sua e por mais que eu sinta e me importe a intensidade é diferente, pois cada um de nós tem uma forma diferente de lidar com o sofrimento.
Só Deus pode acalentar e confortar um coração nesta hora de tanta dor.
Beijos para ti e para seu amigo...

Giane disse...

Oi, Amigão.

Não. Não sinto a dor de quem perdeu quem ama.
Faço uma idéia. Já perdi um ente querido, e sei que dói demais, mas só sabe a escala da dor quem a sente no momento.
Mas, essa idéia ainda que pequena faz com que eu e cada um de nós possamos nos solidarizar com seu Amigo e desejar que ele possa seguir em frente ciente que quem amamos, só morre mesmo, quando esquecido. E esquecer é algo que quem tem esperança, não faz.

Beijos mil, para Você e seu Amigo.

Albertinho disse...

Amigão,
em momentos como esse, de ausência, não precisamos de palavras, a presença de quem nos conforta e partilha de nossa dor talvez seja o mais digno a se fazer. A presença e o abraço.

Mônica disse...

por isso que nunca digo nada e peço que também não me digam, como na morte recente do meu irmão.

que se faça o silêncio...que aconteça o abraço...e que se sinta a dor, cada um a sua maneira...

Amigao disse...

amigos obrigado pelos comentários.
Caio, um abração do amigão pra você!

Caio Lima disse...

Porra amigão, nem sei o que falar! Eu nunca vejo meu email do hotmail. E hoje não sei porque, fui procurar algum email que tinha recebido faz um tempo e coloquei em ordem alfabética. Foi quando vi o email que você me deixou dizendo que o post no seu blog seria para mim. Vim correndo para ver o que seria e me surpreendi. Você foi uma das pessoas que mais sofreu junto comigo essa perda e sempre foi brother pra caralho, com as palavras certas! Já cansei de falar: Tu é o cara!

Não sei se é ironia ou não, mas hoje faz exatamente 3 meses que meu amigo se foi.

Agradeço à todos os comentários feitos pelos seus amigos.

É difícil, mas a vida tem que seguir em frente. Eu sinto ele toda hora comigo, isso é o que me conforta.

Amigão, obrigado de novo!

Abração

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____