quarta-feira, 1 de julho de 2009


Acabou mais um festival de Cannes (Se não sabe o que to falando, leia o post da semana passada AQUI). E o povinho lá do 6.andar já está voltando. Muita gente ficou feliz, muita gente se decepcionou, mas muitas lições (?) foram aprendidas.
Algumas carreiras foram consagradas outras destruídas. Homens e mulheres lutaram desesperadamente para conquistar um leão. Quer dizer, ganhar um leão chega a ser humilhante. Um só? E de bronze ainda?
Ganhar leão em Cannes, é como ser convocado para a Seleção Brasileira, aumenta o passe, projeta a carreira pra cima e deixa o cara mais metidinho e mais nojentinho.

Publicitário humilde mesmo só o amigão aqui, mas ninguém dá prêmio por comportamento e sim por trabalhos brilhantes.

O Brasil ganhou 32 leões. Ano passado foram 41. Na categoria filmes, o Brasil ganhou leão de ouro com o filme "cachorro-peixe" para o SpaceFox da VW. Procura lá no you tube, ou como pronunciava um ex-chefe: "iutibe".O filme conta a história do rapaz que tem um animal de estimação com quem se diverte muito.Ás vezes é um peixe, às vezes ele é mais cachorro do que peixe. O que será que o cara bebeu na hora de criar o filme.Eu disse bebeu?



O Grande Prêmio foi para TribalDDB, da Holanda, com o filme “Carrossel”, para Philips.O filme tem dois minutos de duração, se tu for lá no "iutibi" e achar o filme e entender me explica, porque eu não entendi bulufas, uma coisa meio matrix, procura lá e me conta.

Um fenômeno que se registrou este ano é aquele filme que ninguém acha graça mas alguém bate palmas com surpreendente entusiasmo. Ninguém tem dúvidas, essa pessoa que está aplaudindo com um senso crítico tão apurado, só podia ser mesmo o autor do filme.
Outra coisa interessante este ano, foram as reações. Quem ganhou, achou que foi muito justo. Quem perdeu achou o fim da picada, falta de critério ou que houve um complô contra o Brasil.



O cara sorridente na foto é Sean Cummins, CEO (ainda não sei o que é CEO, nem Twitter) da Cummins Nitro, ganhou esta porrada de leões com aquela campanha “O melhor emprego do mundo”, lembra? Aquele lance de cuidar de uma Ilha na Austrália, se não lembra clica aqui.

Ah, já ia esquecendo, a agencia DM9DDB, do Brasil e do Nizan (quase foi meu patrão, lembra do post da África? ), ganhou o prêmio de agência do ano.Grande coisa! Sim, é grande coisa.




A gente que não foi, agora vai ter que participar do café da manhã pra ver o rolo dos filmes premiados, pior, às 9 da manhã. E tem que rir (eu espero todo mundo rir primeiro) fingir que tá entendendo o filme em inglês e ouvir discussões e debates sobre o porquê do nosso desempenho este ano.
Aliás se ao terminar de ler este post você também não souber o que comentar, fale sobre o desempenho do Brasil este ano em Cannes.Você acha que fomos mal porque nossos comerciais são criativos mas a nossa produção é uma merda, ou vice-versa? Ou tanto faz?

Só pra sacanear olha que anúncio interessante achei lá no Desencannes.





Obs.: As fotos e imagens são todas chupadas mesmo, daí e dali.

8 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Leandro Correa disse...

uahsuahuhushuhsuhsuhuahsahuh;

adorei o post.
principal a faca do final.

Lilica disse...

Até acho o filme do cachorro-peixe legalzinho, mas ...sei lá! Será que merecia o prêmio?
Beijos

Albertinho disse...

Sobre os critérios de julgamento de uma campanha publicitária em TV, leva-se em conta o produto audiovisual ou como a marca/produto está sendo projetado para consumo?

Eu adoro o filme cachorro/peixe por tudo: o texto, o efeito, a música, mas não faço associação à idéia do carro.

Eu tenho gostado muito da campanha da skol.

Espero que em breve nosso Amigão esteja com sua foto estampada aqui no blog com um troféu desse. Vai ser bacana!

abraço, siô!

Amigao disse...

Oi Albertinho,

Leva-se em conta apenas se o trabalho é bonito ou não. Tendeu?

Flávia e Kbça disse...

fala ae amigão!!! acho que o brasil não foi bem por boicote!!! sabemos que temos as melhores agencias do mundo!!!! levamos 41 no ultimo nao foi de bobeira. mas ai eles lá perdem espaço. começam a vir no brasil buscar publicidade!! é isso... sobre a campanha da philips, vou pedir a um amigo que ama marijuana para dar uma olha e ver se acha alguma coisa!!!


ps. viu a olk no mengão??? lindo lindo!!!

disse...

Adorei a matéria, mas a foto final aí-aí...que dor!!!
Meu maridão adora o filme do cachorro-peixe, meio bizárro né???
Mil beijinhos meu lindo!

Suzi disse...

a do cachorro-peixe é uma da piores que eu já vi... só não é pior do que o jingle de uma empresa que tem por aí que é TO-DO cheio de error de prosódia, do início ao fim. "soluções customizadas e facilities..." HORRÍIIIIIIIIIIIIIVEL!!!

P.S.
essa da faca me dá nervoso de olhar. não consigo. dá "nelvoso".

Luana disse...

Ai, meus saais!!!

Não poderia acabar c o post c uma imagem menos aterrorizante, não????

#meeedo

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____