terça-feira, 16 de junho de 2009


A notícia da venda da rede de lojas Ponto Frio para o Grupo Pão de Açúcar me trouxe uma sensação de perda. Nem sei porque. Mas foi assim, meio romantico que sou, que fiquei triste com o provável desaparecimento do Ponto Frio Bonzão, assim como fiquei decepcionado quando vi a Perdigão comprando a Sadia. E tantas outras fusões.
Parece que Grupo Pão de Açucar, vai manter a marca Ponto Frio, assim como fêz com as Casas Sendas. O GPA passa ser a maior rede varejista do Brasil com 1.265 lojas e cerca de 80 mil funcionários.E aqui eu fico lembrando da Ultralar, Brastel, Casas da Banha, Disco,Mesbla...A Loja da Mesbla no Largo do Passeio era um ponto de referência cujo relógio a gente via lá da Praia do Flamengo.Desapareceu.Virou pó.E o Mappin em São Paulo?

Quando moleque existia no Rio uma rede de lojas chamada “A impecável – Maré Mansa”. Loja de roupas. A matriz era lá na Av. Marechal Floriano no centro e centenas de filiais pela cidade.E o crediário era aprovado na hora sem frescuras, era só apresentar a carteira de trabalho.Lembro do meu pai comprando roupas na Impecável. E a gente procurava a Impecável principalmente pelo programa que ela patrocinava no rádio.



O programa rolava na Super Radio Tupi e logo em seguida foi transferido para a Rádio Globo, era A Turma da Maré Mansa.Todas as noites quando não havia futebol. E lá em casa não tinha TV e a gente se divertia ao pé do rádio.Todas as noites a partir das nove, era só ligar que tocava:

A turma da maré mansa,
Chegou para apresentar,
O fino do humor, a graça sadia, que sempre faz rir, que traz alegria.
Se você quer transformar,
A tempestade em bonança,
Tem que sabar gargalhar
E sempre aproveitar...
A turma da maré mansa...”

E seguia um desfile de comediantes que esquentavam nossas noites com piadas leves, sadias e acima de tudo engraçadas. Talvez por isso lá em casa nós temos até hoje a mania de contar piadas e dar risadas. Provavelmente uma influência grande da Turma da maré mansa.

Mas isto foi há muito tempo. E nem sei se ainda existe a Impecável - Maré Mansa.Terá se fundido por aí?

9 comentários. Clique e deixe o seu!!:

disse...

Meu Pai me socorre que eu estou velhinha mesmo...
Amigão do céu, eu lembro disso tudo, lendo seu texto foi como que se eu voltasse no tempo, me vi sentada no colo do papai, ouvindo o radio, os programas de sábado de piadas e muito mais. E quando tinha jogo, era o caos, o radio fazia aquele barulho estranho até sintonizar a radio.

Obrigada meu lindo que lembranças lindas você me fez relembrar.

Mas vamos combinar era bem melhor que hoje em dia (tô velhinha mesmo)
rsrsrsrs...

Beijos e beijos meu lindo!

Albertinho disse...

Poxa Amigão, que texto gostoso como um abraço sonoro igual ao que rádio faz com a gente. E como essa relação com esse meio te influenciou definitivamente na escolha da profissão. A mim, também.

É, quando comecei a ouvir rádio já não tinham os mesmos programas patrocinados diretamente por uma só empresa. Mas a relação com o rádio é a mesma.

Sobre as lojas, nenhuma delas pintou por aqui, em São Luís.
[de 80 para cá :D]
Apenas a Mesbla que era como hoje é por aqui a Lojas Riachuelo.

Talvez minha relação de consumo com algumas lojas e seus produtos esteja mais ligada "afetivamente" a uma que existe na principal rua comercial de São Luís: a Rua Grande.

E tenho certeza que aqueles que tem entre 25 e 35 anos que conheceram a Lobrás - Lojas ?Brasileiras - com certeza tiveram que passar pelo teste de coragem adolescente roubando algum bombom de caramelo que ficava nas prateleiras perto da porta de entrada. Era nossa maior transgressão.

E quem não roubou um bombom alguma vez não teve infância. [Em São Luís, claro]

Du disse...

Post ótimo e nostálgico!

Tenho boas lembranças da Mesbla na minha infância, meu pai levava os 4 filhos de uma vez só pra comprar roupas lá e foi lá também que comprei todo o meu enxoval de casamento!
Hoje os irmãos estão todos separados, meu pai mora longe de mim e o casamento foi pras cucuias faz tempo... há, e a Mesbla também! (Tô véia!)=/

Beijão, meu queridão!

Elaine disse...

Olá!
Sabe que eu lembrei na hora da Maré mnasa?
Eu era adolescente e a única coisa para se fazer na minha enorme cidade de 10000 habitantes era ouvir rádio, já que televisão "gastava força demais" como dizi meu pai e o rádio era à pilha, né?
E mesmo sendo do interior eu lembro de quase todas as lojas que você cita...
Ai, ai, o tempo...
Beijos.

Dani M. disse...

Oi Amigão. Quando começei a ler o post lembrei imediatamente da Lobrás, que o albertinho já comentou lá em cima. Era a loja dos sonhos, cheinha de bonbons. os meus preferidos eram o de banana, qeu eram cristalizados e tinham aqueles grãozinhos de açucar, nham nham nham... Nunca mais encontrei esses bonbons. E nunca mais houve uma loja em que a gente pudesse comprar vários bonbons, de tipos diferentes, como fazíamos lá. E eu tb roubei caramelo lá, kkkkk...até mamãe roubava. E lá tb tinha um folheado de salsinha delicioso que eu comia tomando Geneve , um refrigerante delícia que também não existe mais.
Eita tempo bom.
Tb lembro da Mesbla, era um luxo comprar roupa lá.
Beijos Amigão!

Flávia e Kbça disse...

e aí amigão... apesar de novo, peguei o finalzinho da mesbla e ultralar... cara, estamos vendo o que um cantor disse lá trás... o capitalismo selvagem... eu penso dessa forma... que tem dinheiro, tem... quem não tem, vende!!!

e isso vai tornando o país sem concorrencia... temos (quase) uma unica operadora de telefonia, para fazer hamburguer compramos de uma unica empresa, sabão em pó? vem todos do mesmo lugar...

assim será o futuro do meu filho... não precisará pesquisar para comprar...

Lilica disse...

Lembrei da musiquinha do Mappin:

Mappin! Venha correndo
Mappin! Chegou a hora
Mappin! É a liquidação!!!!!

Rsrsrsrsrsrs!

Beijos

Olga disse...

Olá Amigão...

a rede de lojas " A impecável", ainda está lá..... Ela é cliente da empresa em que trabalho....


Beijos

NANA disse...

Amigão, existe uma loja no Rio com este nome, mas só o Impecável. É uma loja de roupas populares.

Agora, desculpa aê, mas essa história eu já ouvi da minha mãe hein... Tá véio vc hein.. rsrrs


Beijão, Amigão!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____