terça-feira, 23 de junho de 2009

Está acontecendo nesta semana O Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Vocês não imaginam a loucura que é um monte de publicitários do mundo inteiro reunidos em um único lugar. Pra dizer a verdade eu também não imagino porque nunca estive por lá...


Desde domingo passado, publicitários do mundo inteiro estão enfurnados em auditórios durante uma semana inteira para assistir a milhares de comerciais e passar os olhos por centenas de anúncios de jornal e revista para descobrir, aplaudir e invejar os melhores. E execrar, achincalhar e humilhar os piores.

Aos vencedores, leões de ouro, prata e bronze.O Festival Internacional de Publicidade de Cannes foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Foi realizado pela primeira vez em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial.

Para se ter uma idéia disso, saiba que a coisa mais importante na vida de um publicitário criativo é gahar um leão de ouro em Cannes. A segunda coisa mais importante é ganhar um leão de prata.
Até o momento enquanto preparo este post, o Brasil ganhou 20 leões no festival. A DM9 pretende ser a brasileira mais premiada este ano. Já ganhou dois dos cinco prêmios do país no Outdoor Lions, ambos Leões de Prata, para Terra Viagens e Fedex. O outro Leão de Prata do país é da JWT para Procter & Gamble. O Brasil ainda teve dois Leões de Bronze, com Almap BBDO para Bayer, e Matos Grey para Sensodyne. A Leo Burnett de Lisboa, já levou sozinha 9 leões.

O Grand Prix de Outdoor foi para a TBWA Hunt Lascaris, da África do Sul, pela campanha criada para o Jornal Thezimbabwean. A campanha usa notas reais de dinheiro coladas em um muro para mostrar a desvalorização da moeda daquele país.


Fonte: Blog do Adonis

Repercussão:


Veja o que os leões mais famosos acham deste festival


"Um monte de publicitário dando prêmio para si mesmo? Acho que já vi este filme"
Leão da Metro - ator aposentado.

"Não gosto de dar declarações"

Leão do Imposto de Renda, funcionário público

"Acho que a propaganda mundial não está com essa bola toda, não"
Emerson Leão, técnico de futebol

"Não entendo porque tanta sede para ganhar um prêmio"
Matte Leão, refresco brasileiro

"O que um personagem de desenho animado da Disney como eu vai entender de propaganda?"
Rei Leão, desenho desanimado


"Para mim, tudo isso não passa de um circo"
Orlando Orfei, domador de leões


"É um evento dos mais significativos para quem gosta de ver televisão. O Festival de Cannes premia tudo aquilo que aparece na TV na hora que a gente se levanta para ir ao banheiro"
Leão Lobo, apresentador de TV


"Sei não, doutor, pra mim esse negócio de propaganda é coisa de viado"
Ivanildo Pereira, o Nildão, leão-de-chácara de boate gay.


Nota do amigão: parte deste post foi baseado em artigo do livro "Só porque criou o mundo pensa que é Deus". E este post já foi publicado la no Notícias Irrelevantes, no ano passado nessa mesma época, quando eu escrevia por lá.

6 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Dani M. disse...

Eu ia adorar ver essa muvuca e principalmente os comerciais, que eu adorooooo. Fico ababando as vezes na frente da TV e outras até choro. Em outras realmente levando e vou ao banheiro, kekekeke...
Beijo Amigão!

Du disse...

Eu também nunca estive em Cannes, mas queria muito estar neste festival!Eu sempre gostei de assistir propagandas mesmo não sendo publicitária! :D

(Cada doido com sua mania, né?)

É, e eu sei que você não entende mas compreende, por isto mesmo que te amo! ;)

Beijão, Amigão do meu coração.

Luana disse...

Um dia vou ganhar prêmio por melhor reportagem MUNDIAL!

\o/

Lorena disse...

Ah, muito bom o seu post Amigão! ^^
Sabia que eu nao tinha idéia que havia um festival de propaganda em Cannes? Só sabia do de cinema...
Muito interessante! =)

beijos, queridão, fico aqui na torcida pelo seu "leão" também.

Éverton Vidal disse...

Amigão, passando pra deixar um abraço.
Perdoe o sumiço rs.
Sim, lembrei desse post lá no NI.
Inté!

JEANSECAMISETA disse...

Leão de ouro merece esse post. kkkkkkkkk. Muito bom!
Ah!Adorei a visita.Volte sempre.
Bjim

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____