sábado, 21 de março de 2009



_ Grande Amigão! Valeu pelo convite tão inesperado pra eu me sentar aqui, no sofá mais ilustre da blogosfera brazuca!
_ Ué, amigão! Mas foi você mesmo quem sugeriu ser convidado!
_ Ahh... muuuuito obrigado pela sutileza, viu? Só por causa disso, o Mutum também vai sentar, deitar e rolar aqui, neste sofá vermelho!
_ Tudo bem, Moiza! É a Dona Elite quem vai deixar tudo arrumadinho depois, mesmo...
_ Maldade, Amigão! Putz... acho que ela escutou! Estou ouvindo uns choros desconsolados ali atrás da porta...


O Amigão resolveu mudar a cara do Sofá e eu não deixei por menos: forcei-o a me convidar, por livre e espontânea pressão, pra me sentar neste sofá novinho em folha (o outro já estava mofado de tanto suor de bundas ilustres que por lá se sentaram). E não é que o Amigão acabou aceitando se submeter à pressão? E cá estou, prontinho pra desabar a escrever bobagens pra toda a galera que prestigia tão fodástico blog.

Pra quem não me conhece (e não perdeu nada, até agora), sou o Moiza; cartunista, advogado... ou, pelo menos, tentando ser as duas coisas ao mesmo tempo. Gostam das caricaturas que aparecem aqui, no Sofá? Pois é, sou eu quem as faço. Não gostam das caricaturas que aparecem aqui, no Sofá? Pois é, sou eu quem as faço. Desenho mal pacas, admito... mas estou tentando melhorar. Só uma pena que não sou muito dado a me esforçar demais.

Falando nisso (em quê, mesmo?), acabei de pensar num bom tema pra minha postagem (estava escrevendo a esmos, sem destino, quando acaba de me acender uma luz): ‘quadrinhos e blogs’. Sim! Tema de intrincada complexidade, alto teor filosófico e metafísico... e totalmente pretensioso, já que eu mesmo divulgo meus quadrinhos e desenhos em blogs por aí.

Os quadrinhos estão em crise há décadas, e parece que nunca mais vai retomar a glória dos saudosos anos 60 e 70, mas são muitos e muitos que ainda curtem ler tirinhas em jornais, comprar gibis em bancas... e – mais pros anos 2000 – ler blogs de tirinhas e quadrinhos em geral. Tantos e tantos blogs de tirinhas que a gente vê por aí. Esse negócio de blogsfera e todas as facilidades da inclusão digital é fantástico! Qualquer mané pode montar um blog de tirinhas hoje em dia. Não sabe desenhar, mas já tentou fazer personagens em forma de palitinhos? Parabéns! Está apto a criar um blog de tirinhas.

Já contabilizei milhares e milhares de blogs de tirinhas com desenhos feitos no enfadonho MS Paint. Existem, hoje, muitos programinhas em que a pessoa pode criar suas próprias tirinhas, montando o enredo com personagens pré-desenhados e já disponíveis. Não é preciso saber desenhar, enfim... basta ter boas idéias (ou, pelo menos, adaptar em tirinhas piadas dos tempos do suco de laranja em caixinha com rolha). Simples de tudo.

O que importa é divulgar a arte, seja lá o que isso significar. O importante é mostrar o talento – por mais duvidoso que seja – pro mundo. É fazer as pessoas rirem. E isso é magnífico! Os jornais, infelizmente, resolveram dedicar mais espaço às notícias estressantes e altamente depressivas sobre a corrupção no Legislativo, as tragédias da vida privada, a crise mundial... e se esqueceram de entreter seus leitores. Esqueceram-se de que já vivemos momentos difíceis demais na realidade, e que nada enche mais o saco do que nos depararmos com mais notícias ruins nos jornais. Esqueceram-se do papel das tirinhas! De dedicar um espaço para um pouco de humor na vida.

Quando um jornal falha, é aí que entram os blogs. O verdadeiro artista nunca se deixa abater pela falta de apoio da mídia. Além disso, um jornal, muitas vezes, não passa de uma vitrine de curtíssima abrangência; somente envolvendo a região em que circula. Um blog não; um blog entra na casa de milhares de pessoas do mundo todo!

Artistas – em especial, os desenhistas de tirinhas – e os jornais sempre andaram lado a lado. Porém, os jornais preferiram relegar as tirinhas a segundo, terceiro, enésimo plano. Eu, realmente, não consigo entender qual é a lógica da coisa. Tirinhas são piadas legais, que não tomam tempo do leitor e quase não gastam espaço do jornal (é só jogar uma propaganda pra um canto, apertar um anúncio do outro lado e... voalá! Já cabe uma tirinha ali); além de que entretém a crianças e adultos... mas os jornais preferem dedicar mais espaço a notícias que a gente já está de saco cheio de ver e viver!!! Não tem cabimento uma coisa dessas, tem?

Estou na luta, caros leitores. Os jornais estão se esquecendo das tirinhas??? Ahh... mas a net, não! O Google, não! A blogosfera, também não! Há espaço ainda, pra quem curte desenhar e ler tirinhas.

A propósito (e já que o Amigão não falou nada a respeito de proibir propaganda por aqui), vocês podem conferir tirinhas minhas em diversos blogs e sites, tais como:
- http://universomutum.blogspot.com/
- http://tirasnacionais.blogspot.com/
- http://www.casadastiras.com/
- http://www.humordaterra.com/
- http://www/... Ops! Acho que são só esses, hehehehe

Enfim, o negócio é não se deixar abater. É aproveitar as facilidades que a net nos proporciona e nos desembestar a desenhar e rir com nossas manifestações artísticas, por mais toscas que sejam.

Vou parando por aqui, que este texto já ficou comprido demais... e deve estar torrando o saco dos leitores.

Abração a todos o/
Valeu, Amigão, pelo “convite forçado”, hehehehe

Até a próxima.

9 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Su disse...

Bom diiia Mutum, bom diia Moiza, bom dia Amiigão!!!
Eita, mais eu me acabo de rir com as tirinhas do Mutum, ô bichinho doido!!!! rsrsrsrs... Muito massa ele!!

E eu concordo contigo, Moiza! Os jornais deveriam abrir mais espaço para as tirinhas, é tanta tragédia, tanta notícia ruim, que esquecem os famosos personagens como o Mutum. E por favor, para de dizer que tu não desenhas bem!! rsrs

Beijooos e beijos...

Cristiane A. Fetter disse...

Sensacional o "convite" que o Amigão fez, he he he.
Adorei o papo de sofá.
bjks a todos os cuecas do post.

Amigao disse...

Bom dia galera, hoje é minha folga mas dei uma passadinha por aqui pra dar um alô.
Que bom que o Moiza forçou o convite.Tomara que outras pessoas também forcem o convite ou se ofereçam para o sofá, todos serão bem vindos.

Beijão do amigão e um ótimo final de semana a todos, mas ótimo mesmo!

JAMES disse...

Este trio não é mole não, hauahauahau!....abçs

NANA disse...

Mas Moiza, pra ser vc, até que o post foi pequeno...
Rsrs...

Beijões nos Amigões!

Sahmany disse...

Moiza vc continua impagável.
Confesso, já estava com saudade de ler teus textos.
Ultimamente meu tempo anda mais curto que coice de mula, credo.
Mas estou com a Nana, até que o texto foi pequeno.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Abraços à todos.

Starlight disse...

Mais que Blog maneiro!!Gostei das caricaturas e da postagem divertidíssima.=]

MoizaCARTUNS disse...

Olá amigos!

Saudades de vcs, Nana e Sahmany :)

É... o texto ficou curtinho, mesmo; mas é que me acostumei a só desenhar tirinhas pro meu blog de tirinhas MUTUM; até me esqueci dos mega-long-power posts que eu criava, hehehehe

Beijão pra vcs o/

Natália disse...

Gente, a marca do Moiza são posts grandes, né?
E eu me divirto com os posts dele.
Sabe, às vezes eu também penso isso a respeito das notícias dos jornais, mas é impossível que eles não noticiem o que se passa no dia-a-dia.
(puxando a brasa pra minha sardinha mode: on)

=D

Quantos blogs de tirinhas, hein?

Beijos, Moiza e Amigão

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____