sábado, 31 de janeiro de 2009


Vai pensando...



Saquê
Saquê é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz tomada geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.

Como beber
A melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35º C, porque nesta temperatura se percebe melhor as delicadas características da bebida. Mas pode ser bebido em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com a estação do ano.É geralmente servido em copos de porcelana antiga ou em pequenos copos de madeira, conhecidos por masu.
Ritual
Existe um ritual especial à mesa para tomar o saquê. Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre por seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que você sirva o seu vizinho de mesa porque não é de bom tom servir a si próprio. O copo de saquê deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Lição
"A primavera tem as cerejeiras da noite.
O verão têm as estrelas do céu, que iluminam os olhos.
O outono tem a lua cheia refletida na água.
O inverno tem a neve, que flui na relva.
Bastam essas coisas simples para que o saquê seja delicioso.
Se, mesmo assim o gosto do saquê não for bom então quer dizer que há algo de errado dentro de você".
(Samurai X -Seijuurou Hiko)

O sofá do amigão volta com tudo no próximo sábado, dia 07/02.

11 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Gisa disse...

Oi...

Tem um selinho pra vocês lá no meu blog.

Beijos

DrummerChick disse...

Nice! Deu até vontade de provar!

Denize disse...

E por falar em caneca de porcelana... veja isto:
http://chulapalin.blog.uol.com.br/arch2009-01-25_2009-01-31.html#2009_01-30_16_32_40-11346607-28

Bj,
Denize Vicente

Katia disse...

Saudades do Sofá do amigão ^^

Saudades de vc amigãooo

abçs

Éverton Vidal disse...

Boa semana pra você Amigão!

Su disse...

Tenha uma semana linda, meu Amigão!!!
Amo vc!!
Beijos

Camila disse...

Ain... Eu só tomei saquê uma vez e não gostei... =/

Bom, mas gostei na notícia! Saudade do sofá! =)

Beijinhos, Amigão!

Lilica disse...

Caipirinha de saquê...ai ai...ai...deu uma vontade agora!!!! Beijo Amigão

Luana disse...

Na primeira vez q fui me deliciar de comida japonesa, tinha maior curiosidade por saquê, mas eis q tava mto caro e eu estava c uma amiga igualmente lisa.

Comemos sushi e tudo mais c cerveja. E nunca mais me interessei por provar saquê. Mas foi legal falares disso...qdo eu voltar lá, vou me lembrar de todo o ritual para tomá-lo. hehe

Bjo, Amigão!

Francine.VS. disse...

Agora assim, voltei para ficar! Estava morrendo de saudades daqui! Mesmo com o trabalho paralelo, meias férias, folgas e preparativos para outra viagem/carnaval, vou arrumar um tempo pra vir te bisbilhotar e postar minhas terapias, filmes, as novidades da Bahia e outras coisas! Adorei te ver! Seu blog continua um show!
Beijos e boa semana!
Francine

Natália disse...

Blé, eu não gosto de sushi, não gosto de saquê.
Mas também não chego ao ponto de um amigo meu, que chama sushi de "comida esnobe". :D

:***

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____