sábado, 27 de dezembro de 2008


Sobre semente e natal
Há um cristo que nasce no natal e morre no dia seguinte. É assim a solidariedade natalina. Semente que lançada entre espinhos e que sufocada, logo morre. Um cristo que não deixa de ser presépio, que não ressuscita, posto que nunca cresce.

Sim, Natal é nascimento, alegria, pai e mãe, família e amigos com cara de bobos, felizes com o aparecimento do novo ser. Natal é a materialização da esperança, esse é o sentido, pois nem só de alegrias vive o homem, a existência é náusea e no mundo tereis aflições.

E é por isso que o Cristo do evangelho cresce. Desafia a injustiça. Se movimenta entre os homens com rosto de leão. Vocifera que é necessário negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Pois evangelho é ação, e evangelizar é tomar as rédeas da responsabilidade pela construção de uma sociedade mais justa. É ser a semente que nasce em solo bom, o sal da terra insossa e injusta, a luz do mundo onde a solidariedade é confundida com descarrego de consciência.

O que deve nascer no Natal é, mais que um desejo, a atitude interna de transformação. A semente que após ser plantada continuará a crescer até se tornar árvore frondosa. E a sua sombra, folhas, flores e frutos são para os que estão ao nosso redor.
Para conhecer melhor o autor do texto de hoje, clique Aqui.

6 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Leandro Neres disse...

Ae! Vim várias vezes pra conferir tua mensagem de Natal, pois sabia que ela ia me tocar de alguma forma...
E gostei, motivadora, mistica, pois não tem só os olhos no céu, mas traz o Natal para os desafios do cotidiano... Obrigado, Amigão por ter convidado VIdal para esta curta e visceral mensagem natalina...
Espero que esteja tudo bem contigo, Amigão! Muita paz e saúde!
Abraços ao Vidal tbm!
Leandro

Urbano Leonel Sant' Anna disse...

Oi, maninho Vidal!

O Amigão escolheu a pessoa certa para o "Sofá de Natal"! Texto muito bem escrito e nada convencional no que se refere ao "Ôba-Ôba" de Natal!
Meus parabéns!

Aproveito para te fazer uma pergunta, de um estudioso amador de mitologia, filosofia e religião e eterno perseguidor da verdade:

Já assististe o documentário "Zeitgeist"?

Se não o fizeste, gostaria de te convidar a assisti-lo, pois me interessa muito a tua opinião. Eis o link para a versão com legendas em português: http://www.zeitgeistmovie.com/subs.htm (é só clicar em "portuguese"). Vale muito a pena!

Um grande abraço e feliz 2009!

Sensata Paranóia

Suzi disse...

Meus queridos Vidal e Amigão,
como sabem, estou em esquema de dedicação integral à família, neste final de ano. Mas passei por aqui, hoje, e tive a grata surpresa de ler palavras tão necessárias e atuais. Natal é cada dia. A mensagem é para o cotidiano: "Evangelizar é tomar as rédeas da responsabilidade pela construção de uma sociedade mais justa". É a idéia perfeita também para começar um novo ano.

Grande abraço aos dois!
;)

Éverton Vidal disse...

Oi Amigão! Eu estou sem internet e por isso tou demorando pra aparecer. Em Manaus a coisa vai melhorar.

Mas como é bom chegar aqui e ver que as coisas sempre estão andando. Admiro isso.

No mais obrigado Neres, Urbano e Suzi. Pelo carinho e pelas palavras. Um Feliz Ano Novo pra todo povo que passa por aqui.

Abração!
Inté!

Nati disse...

Eu achei super bonitinho o texto de Natal do Evérton. Fugiu do clássico/convencional, além de ter todo um significado bem mais profundo.
Gostei!

Beijos ao Evérton e ao querido Amigão

Isa Dora disse...

Bom, bom, bom... O Éverton sempre escreve coisas que chocam, que tocam, q nos fazem pensar em como agimos, e em como devemos agir depois da reflexão.

Seu blog é bem interessante, viu, Amigão? Passarei aqui mais vezes para conferir o q é q esse blog tem!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____