sábado, 19 de julho de 2008


Domingo 20 de julho, é o dia do amigo e para comemorar a data que é tema deste blog, quem está aqui hoje é o nosso Everton Vidal, ex-blogueiro (temporário), médico, poeta, pintor, escritor e o mais importante, amigão.

Amigos, encontros e canções
Por Everton Vidal
A matéria-prima de gente é gente. Gente é-vai-sendo feita de gente. É um atributo da alma ser pegajosa, aderente, e em todos os tipos de relações é inevitável que partes do ser de um fique no outro e vice-versa. Assim, as pessoas se transmitem, se contagiam e se alteram umas às outras.
Toda gente é uma mistura de todas as gentes que passaram pelo seu coração, disse um amigo, o Caio Fábio, que por sinal não me conhece, mas ainda assim é meu amigo. Sobre essas amizades anônimas o Vinícius de Moraes escreveu uma crônica (a crônica está pulbicada no post abaixo deste) que recomendo como leitura indispensável, principalmente para aqueles que um dia pensaram não ter amigos. Quando o Amigão me convidou a aparecer por aqui no Dia do Amigo, me passou pelos olhos interiores uma enorme lista de gentes que participaram na minha formação, e no meio dessa multidão muitos nomes brilharam especialmente, são nomes de amigos.

Amigo é uma palavra sem definição específica, parece que cada pessoa tem uma própria, única e exclusiva definição para cada um de seus amigos, ligada a uma “imagem” ou lembrança que os guarda para sempre na memória. A música tem esse poder de conservar os amigos sempre presentes. Por exemplo, na quinta série eu tive um amigo, o Luciano, que era fanático pelo Flamengo, foi ele quem me ensinou a cantar o “uma vez Flamengo, sempre Flamengo” e até hoje quando ouço este hino lembro-me dele. A Juliana do “Ai meus Sais” escreveu um dos textos mais lindos que já li no universo dos blogs, falava de um amigo que apesar de ter partido, ficou guardado numa música dos Beatles. Isso é o que canta Milton Nascimento na Canção da América:

“Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa pra se guardar No lado esquerdo do peito...”

Há quem pense na vida como uma coisa fixa, cheia de regras e padrões, eu gosto de pensar nela mais como uma caminhada. Era assim que os primeiros discípulos do Cristo enxergavam a existência, entendiam o Evangelho como um estilo de caminhar e por isso foram inicialmente chamados de “os do Caminho”.

Amizade, a partir desta perspectiva, é um Encontro de dois caminhantes em algum instante de suas caminhadas. Um encontro onde os ‘encontristas’ concordam em pequenas coisas. Alguns caminharão juntos a vida inteira, como aquele par que se casou bem cedo e nunca mais se des-grudou, ou aqueles amigos inseparáveis de longa data, outros se encontrarão esporadicamente, e ainda há os que nunca mais se toparão. No entanto as marcas de cada encontro perduram por toda vida, por isso a Amizade é tão essencial, e segundo muitos, mais especiais que amores e paixões. São nossos amigos que nos tornam gente como gente deve ser.

No ensino médio costumávamos nos reunir no intervalo das aulas para fazermos um “culto” ligeiro e descontraído, hoje já nem me recordo bem dos nomes de todos aqueles amigos, mas uma imagem ficou sacramentada, a de todos nós cantando “quero que valorize o que você tem...” num dia chuvoso próximo ao fim do ano letivo. Amizade é assim, sempre deixa um sacramento.

Fui pesquisar a origem do “dia do amigo” e fiquei surpreso ao descobrir que ele foi criado por um argentino, inspirado na chegada do homem à Lua, parece que entenderam isso como uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do Universo (sic). Não deixa de ser curioso, e até soa um pouco contraditório...

Porém, o que importa mesmo é o encontro, essas datas são o que fazemos com elas, e esta pode ser uma boa desculpa para uma carta, uma declaração, talvez um abraço ou um simples agradecimento… Quem sabe um barzinho à noite com direito a churrasco, cerveja e tudo mais, ou uma visita àqueles irmãos que há tempo não se vê, um culto, uma missa. São muitas as possibilidades de Encontros (e hoje é sábado, não é mesmo Suzi?).

Pra terminar, algumas Palavras de um Amigo especial, um trechinho de uma linda oração encontrada no capítulo 17 do Evangelho de São João, para todos nós que fazemos parte dessa Turma do Amigão.
"Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós… "O Cristo.

Abraços.
Inté!

Caricatura feita pelo Moiza, do cartum com bobagem.

18 comentários. Clique e deixe o seu!!:

NANDO DAMÁZIO disse...

Tava com saudade de ler os textos Vidalísticos ..

É isso, a vida é a caminhada e a amizade é o encontro .. A gente sempre leva os sacramentos .. Perfeito !!

Aproveito aqui para reforçar meus votos de que além de médico, poeta, pintor e escritor, o Éverton volte logo a ser um ex-ex-blogueiro ..

O Mutum caprichou na carica (porque o Éverton sempre sai perfeitinho ?? A melhor do Sofá ..)
E o Amigão sempre saindo na frente e trazendo Re-Novidades surpreendentes para a turma !!

Lorena disse...

Primeiro: Amigão, obrigada por ter convidado o Vidal. Acho que todos nós estamos com muitas saudades dele e, sinceramente, não consigo pensar em ninguém que falasse de Amor e amizade com mais propriedade que esse menino querido.

Vidal, suas palavras foram, como sempre, perfeitas. Adoro ler você escrever sobre relações humanas, sempre à luz do Amor, porque sem Ele nada seria, não é? Sempre coerente, adorei como você começou o texto, e concordo plenamente. Somos quem somos pelas relações que estabelecemos. E todos aqueles que passam e deixam sua marca são para sempre lembrados. E adorei a crônica de Vinícius! Aquele sabia como ter amigos, viu? Ele era desses que não conseguia passar incólume, deixava suas marcas por onde passava! E sempre tinha novos amigos e amigos novos... viva entre jovens e por isso seu coração nunca envelheceu. Amou mais do que devia e deve ter morrido de amor, o poetinha... =)

Ah, enfim. Obrigada pelo texto lindo, lindo! Apereça mais vezes que nós estamos com saudades (inclusive te cobram bilhetes, viu, senhorzinho?? =P).

Feliz dia do Amigo, Vidal!

E Amigão, Feliz dia do amigo pra você também! beijos!

Leandro Neres disse...

Que texto emocionante, a mim tocou-me o trecho "mas uma imagem ficou sacramentada, a de todos nós cantando “quero que valorize o que você tem...” num dia chuvoso próximo ao fim do ano letivo. Amizade é assim, sempre deixa um sacramento."... E mais uma vez minha veia psicológica piegas foi invadida por um sentimento de saudade e logo me lembrei de meus amigos da igreja, reunidos, dando risada, felizes, em harmonia... Interessantíssimo, amizade, sempre deixa um sacramento, tem um ótimo argumento teológico e bíblico e fiquei fisgado por isso... A música também deixa sacramento, isso é um tema que tentamos levantar em nossa igreja, Musíca como Ministério (mas isso é outra história, rsrs).
Dei risada de mim logo no começo ao ver o termo, ‘encontristas’, rsrs... É como se chamam os pietistas evangelicais da minha igreja e pensei, é bem isso, Amizade é nosso lado pietista mais forte e precisamos dele, nosso lado individualista também, precisamos nos estruturar e amizade é minha grande estrutura... Paixões e amores são muito inconstantes...
Mas achei muito verdadeira essa frase final de Vinicius, já a conhecia, até me lembrei que havia deixado como depoimento para uma amiga que foi para Alemanha e acho que vai demorar, demorar, para nos encontrarmos, "A gente não faz amigos, reconhece-os."
Lembro-me de quando vi o Vidal, seus textos, reconheci "de cara" um grande amigo! Assim como muitos outros que têm me acompanhado... Sou grato a Deus por isto tudo e também pela iniciativa do Amigão!
Grande abraço
Neres

Du disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Du disse...

Saudades de ler seus textos, Vidal...é como uma bênção pra mim, obrigada.

Eu recebi um texto de um amigo e achei tão lindo que ia postar, mas como estou sem um blog apropriado para essa mensagem no momento,vou colocar aqui pra vocês!


Sobre amizade

Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade.
Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração. (Dicionário Aurélio)

Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe
que a amizade vai muito além da definição de um dicionário.

A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só
deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo
realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas
metas.

E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida -
envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo.

Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível.

Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio.

Feliz Dia da Amizade!

Sahmany disse...

Meeeeeeeeeu!!!
Que texto!!!!
Babei!
Vidal, virei tua fã.
Mas, EX-blogueiro?
Menino, a gente precisa de textos assim! Esse texto aí me transmitiu uma coisa tão boa que nem consigo explicar, e me fez lembrar da minha melhor amiga que morava bem em frente a minha casa e mudou pra uma cidadezinha aqui perto, já faz alguns meses, e eu ainda não fui visitar, por puro relaxo. E ela sempre dá um jeitinho de passar por aqui. Que vergonha.
Vidal, parabéns pelo texto. Abraço pra vc.
Amigão, beijos.
Moiza, amei a caricatura, ficou uma gracinha. Beijos.

Paola disse...

Feliz dia do amigo pra vc o maior amigão de todos.

Gabriella Santos disse...

Adorei o post.
Deixei um selinho lá pra você.
Feliz Dia do Amigo.

DrummerChick disse...

"Primeiro: Amigão, obrigada por ter convidado o Vidal. Acho que todos nós estamos com muitas saudades dele e, sinceramente, não consigo pensar em ninguém que falasse de Amor e amizade com mais propriedade que esse menino querido." [2]

[desabafo mode: ON]

Poxa, vou dar os parabéns, dizer que foi lindo, foi inspirado, irretocavelmente bem escrito, blá, blá, blá - tudo verdade. Vou deixar um feliz dia do amigo pros meus amigos blogueiros que passam por aqui e um muito especial pro Amigão - que eu percebi agorinha que ainda não está no meu blogroll, vejam que patético. Mas NÃO VOU DESEJAR FELIZ DIA DO AMIGO PRO VIDAL, pra ele saber que eu estou muito chateada com ele e pra aprender a NUNCA MAIS ME DAR UM SUSTO DESSES!. Hora, cacete, primeiro o Palhacinho, depois o Nando e agora o Vidal, cara? Num tem coração que agüente! Deixa ao menos um recado! >.<

[desabafo mode: OFF]

Leandro Neres disse...

kkk

NANA disse...

Tenho a ousadia de querer complementar o belo texto do Vidal...

"Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós,
e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,
mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmos.

Há os que levam muito,
mas não há os que não levam nada.
Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada.

Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante
e que ninguém se aproxima do outro por acaso..."

Charles Chaplin


FELIZ DIA DO AMIGO à todos que integram a Turma do Amigão! =D

Beijos

Vidal disse...

Oi p'essoas' obrigado pelas palavras, pelos incentivos (ô tentaçao de voltar com o blog), pelos novos fäs (hahahaha, sim foi pra você Sahmany) e pelos arrancoes de orelha (er... Drummer).

Amo vocês de verdade gente. Obrigado Amigao, Nando, Neres, Lorena, Du, Nana, Drummer, e o pessoal gente boa que estou conhecendo agora, Sahmany, Paola, Gabriella. Tudo de bao pra vcs gente,

Nele!
Inté!!!

Juca disse...

Lendo seu texto comecei a fazer uma viagem no tempo, lembrar de lugares, coisas e, principalmente, pessoas! Bela crônica sobre a importância da amizade em nossas vidas!

Abraços, Vidal e Amigão!

DrummerChick disse...

[grunhido]

Tá perdoado, vu? VOLTA LOGO, POXA! A blogosfera precisa de você!

Olhos Virtuais disse...

Falaí cara.... amizade é muito importante e mesmo que virtual ela nos traz muita alegria.

Abraço

Susanna Martins disse...

Nuuuss... Perfeito!!!!!
Nesses últimos meses eu descobri que a amizade é tudo, e principalmente a virtual... nossa!! Virtual, só pq vc não olha nos olhos... mas conseguimos sentir o verdadeiro sentimento!!
A amizade sincera transmiste luz e é isso que eu sinto todos dias!!
Amigão, tu és mais que um amigo, e sabes diss, né?!!
Beijooo grande pra ti!!!

Nati disse...

Eu não lia o Vidal antes dele abandonar os blogs, mas todos falam dele tão bem e com tanto carinho, que eu acredito realmente que ela mereça o meu FELIZ DO AMIGO ATRASADO.

dia atrasado ou amigo atrasado?

Tanto faz =)

Suzi disse...

Esse garoto, sempre que escreve, me comove, me encanta. Vidal, você é um dos preciosos amigos que encontrei, aqui na blogosfera, e por intermédio do Amigão!
Meu abraço, atrasado, pelo dia 20 de julho.
Curioso saber que foi um argentino que criou o Dia do Amigo. Eu não sabia disso e fiquei impressionada com a comemoração deles... Eu estava em Buenos Aires, no domingo, e fiquei pasma de ver como se comemora efusivamente, a data. Começou na sexta à noite e durou todo o final de semana, a comemoração. Em bares, restaurantes, nos parques, nas feirinhas... Um barato!
Só faltou ouvir que eles são "os maiores amigos do mundo!" hehehehehe!!!

Grande abraço, amigo!
(e volta logo!)

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____