sexta-feira, 21 de março de 2008


Bom dia amiguinhos,
Meu nome é Maria Elite. Era prá ser Maria Eliete mas o moço do cartório errou e ficou assim mesmo.Elite.
Elite é meu nome de batismo mesmo. Eu sou a diarista do amigão.Venho aqui toda sexta feira limpar a casa dele. Limpar é apelido. Venho fazer mais do que isso porque esta casa é uma zona. Muito trabalho. O amigão mora só com o filho dele, um marmanjão muito preguiçoso mas gente fina.
Os dois acabaram de chegar da farra. Cada um veio de um lugar. O filho chegou primeiro as 07:oo e pediu pra eu não falar nada pro pai que horas ele tinha chegado. Quando o pai perguntou, eu que não podia mentir disse:
- Ah seu amigão eu tava fazendo o café da manhã, nem reparei.
Mas acho que o pai não deveria brigar não. Ele chegou as 10h00 com uma cara toda amassada, um cheiro horrível de cachaça e ainda quer brigar com o filho.Agora estão os dois lá dormindo.
Eu trabalho aqui nesta imundice toda sexta feira. E sei a senha do meu patrão por isso estou escrevendo isto aqui. Nem sei que merda vai dar. Mas eu entendo de informática mais do que ele. Outro dia entrei aqui no blog e tava uma zona. As letras tudo esprimidinha, dai eu mudei o espaçamento do blog. Coloquei janelinha para fazer os comentários. E pedi como se fosse ele, praquele menino fazer uns banner novos. Ficou lindo não ficou? Idéia minha. Meu patrão não gostou muito não, ele disse que eu me meto onde não sou chamada, deu um berro:
- Até aqui Elite? Lavar minhas cuecas você não lava né? Agora quer se meter até no meu PC ...
Ah amiguinhos, eu disse pra ele desde o primeiro dia que entrei aqui. Eu não lavo cuecas. Ele que lave. Mas ele não lava. Ele coloca de molho no sabão em pó e esquece.Quando eu venho na sexta ai eu tenho que jogar fora. Ai, ai, to cansada. Esta casa é pequena, mas dá um trabalho.
Hoje é sexta feira santa. Lá na mesa tem um monte de ovos de Páscoa. Eu achava que Páscoa é uma festa comercial, mas o meu patrão , o amigão disse que a Páscoa é a mais linda de todas as festas. Dai eu perguntei porque os ovos de Páscoa? Ele me explicou com aquele jeito dele:
- O ovo é um símbolo da vida, que significa nascimento e ressurreição. Para antigos povos, como romanos, gauleses, chineses e egípcios, representava a forma do universo; eles pintavam os ovos, que depois eram reverenciados em festas. Na Idade Média acreditava-se que o mundo havia surgido dentro de um ovo e dele havia surgido a vida no planeta.
Eu achei tão linda a explicação que pedi pro meu patrão contar mais.
- Uma lenda conta que Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação, ele percebeu que, como por milagre, os ovos estavam coloridos.
- O ovo passou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12. Quando Luís VII voltou para a França depois da segunda Cruzada, apesar do fracasso da expedição contra os muçulmanos, foi recebido com festa. Para comemorar seu regresso, o superior da Abadia de St. Germain-des-Près ofereceu aos pobres metade dos produtos das terras exploradas, entre eles muitos ovos. A festa se repetiu por 300 anos em várias cidades da Europa. No entanto, a data costumava coincidir com o jejum da Quaresma. No século 15, pressionado pela Igreja que reclamava do grande consumo de ovos durante esse período de penitência, Luís XI proibiu a comemoração. Assim, para festejar o fim do jejum, as pessoas passaram a presentear os amigos e parentes com os dito-cujos, que eram benzidos na missa do Domingo da Páscoa.
E meu patrão quando começa a falar se empolga, eu não entendi nada que ele falou, mas eu gosto tanto quando ele me olha com aquele olhar bondoso e começa a me ensinar as coisas. Mesmo não entendendo eu digo:
- Ah, seu amigão, que lindo, conta mais.
- No começo, presenteava-se com ovos de verdade, especialmente de galinha. Depois os ovos passaram a ser de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel, escamas e casco de tartaruga. Mas foi na Antiguidade que reis e príncipes ornamentavam ovos de prata e ouro com pedras preciosas. O costume de presentear com ovos decorados surgiu na Inglaterra, no reinado de Eduardo I. Ele costumava banhar ovos em ouro e dá-los de presente. No século 18, o rei da França encomendou ao pintor Jean Antoine Watteau ovos decorados para dar à sua filha. Já o povo, que não tinha recursos para tais luxos, mantinha o costume de decorar os ovos convencionais.
- A atual tradição de ovos e coelho de Páscoa chegou aos Estados Unidos no século 18, nas mãos de alemães. No século seguinte, o costume difundiu-se e os ovos passaram a ser feitos de chocolate. Não se sabe ao certo por que os ovos naturais foram substituídos pelos de chocolate, mas acredita-se que tenha sido uma idéia dos fabricantes dessa alimento para impulsionar as vendas.
Viram como meu patrão é inteligente? Eu perguntei como ele sabe disso tudo, ele disse que viu no Guia dos Curiosos. Não disse que ele é muito inteligente e esperto?

Mas eu fiquei pensando nos ovos de Páscoa.É tão bonito mesmo ? Eu queria que todo mundo pensasse igual meu patrão, que a Páscoa é um momento de renascimento, de crença na vida e nos sonhos. Que lindo isto!
Agora tenho que ir, tenho que fazer o almoço deles. Eu volto na sexta feira e se ele esquecer novamente o computador ligado eu entro pra conversar com vocês todos.

Tchau, beijos da Elite e Feliz Páscoa!

7 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Suzi disse...

Beijo, Elite!

Você escreve muito bem, sabia? Escreve muito, também. rs* Mas a leitura é tão agradável que eu nem vi o tempo passar, enquanto lia. Na verdade, eu vi um filme passar. Um filme de amor. De alguém que morreu e renasceu. E que a cada dia insiste em reviver no nosso coração.

Feliz Páscoa!
Pra você, pro amigão e pro filho dele.

Elite disse...

Oi dona Suzi, ainda estou por aqui.Meu patrão ja acordou e se mandou pra Rua.Nem olhou a comida na panela.
Obrigada por dizer que eu escrevo bem e que também eu escrevo muito.Que bom que a senhora gostou.
Eu tenho um dia na semana livre, se precisar, eu lavo, passo e cozinho.
Boa Páscoa, dona Suzi!

Cristiane Fetter disse...

Maria Elite, você tem vaga para fazer faxina na minha casa, risos.
Pago quanto for.
Na próxima sexta vai lá no meu blog e me procura.

Abraços

Éverton Vidal disse...

Oi Elite. Seu patrao deu-nos uma liçao sobre ovos rs. Sempre que ele te explicar alguma coisa interessante assim, apareça por aqui pra nos contar.

E eu concordo com ele... Páscoa é festa da vida!

Abcs.
Intè!

NANDO DAMÁZIO disse...

Eliiiiiiiite, então era você o tempo todo ??
Putz, me enganou direitinho hein, sua espertinha ..

Seu patrão te deu uma aula muito bonita sobre o significado da Páscoa, brigado por compartilhar com a gente !!

Gostei muito também do seu jeito de escrever .. Você bem que podia abrir um crediário das casas Bahia e comprar um computadorzinho humilde em suaves prestações .. Assim você poderia conquistar o sonho do blog próprio, né não ??
Até sexta !!

NANA disse...

Ainda bem que eu li o post da Elite antes de esconder os ovos pro meu sobrinho:)
"Não se sabe ao certo por que os ovos naturais foram substituídos pelos de chocolate, mas acredita-se que tenha sido uma idéia dos fabricantes dessa alimento para impulsionar as vendas."
Eu sabia!
Bjs.!

Apenas "eu" Luis felipe ! disse...

ae quando a elite cobra pra arrumar assustar uma casa com quarto cozinha e banheiro hein? rsrsrs

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____