quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Publicidade é prá você?

Ínicio de ano é sempre igual. Aparece um monte de mãe falando que o filhinho ou filhinha entrou pra faculdade e se eu poderia conseguir um estágio. E o telefone não pára. Primeiro, grande coisa faculdade de publicidade. Ouvi de um amigo uma vez e concordo: Se existe uma coisa mais inútil que a publicidade é a faculdade de publicidade.
Não consigo nem me manter no meu próprio emprego.Será que vou conseguir um estágio pra um moleque mais bonitinho que eu e provavelmente mais inteligente (?) que logo,logo vai querer me dá ordens?
Mais resolvi ser bonzinho e dar umas dicas para um futuro publicitário.
Começando pela faculdade. Não adianta passar no vestibular da FAI (faculdade atrás da igreja) nem da “uninove é dez”.Tem que ser ESPM, (aliás se você tem dinheiro pra estudar na ESPM ou PUC, faz uma coisa mais útil)
Quando você estiver lá no terceiro ano, aí sim você pode conseguir um estágio nas maiores. A Ogilvy tem um programa muito bom para estagiários do terceiro ano que estudem na PUC ou ESPM e com muita sorte no Mackenzie.É só ligar lá e falar com a Elisa, uma japonesa muito simpática (uma boa dica: Assim, como não quer nada pergunte se ela ainda vende produtos da Avon e peça pra olhar a revistinha. É batata.)
Depois de insistir muito, e sua mãe ligar duzentas vezes para a agência você é capaz de conseguir uma vaguinha.
Finalmente você consegue um estágio numa grande agência. E agora você é um aprendiz cheio de disposição e vontade de aprender. O problema é que ninguém vai estar afim de ensinar nada. Mesmo porquê, eles sabem que não há nada para ser ensinado. O que importa mesmo, agora é fazer contatos (não digo amigos, porque num ambiente hostil como esse, ninguém é amigo de ninguém. Casos raros acontecem, mas estou falando da regra e não das exceções).
Saia pra almoçar com eles (eles não vão te convidar, meta a cara) nos restaurantes caros que eles freqüentam, em que cada refeição custa levar três vezes a sua ajuda de custo (se é que a vai receber, normalmente fazer o estágio em uma agência de publicidade, já é uma honra tão grande que ninguém espera ser pago por isso). Jogue no computador o dia todo com eles, dê-lhes dicas de sites de sacanagem, descubra do que eles gostam (previsíveis como eles só, basta dar uma olhada na mesa de trabalho de cada um e descobrir seu pintor, autor ou desenho animado preferidos) e fale a respeito, dê presentes, enfim, puxe muuuuito o saco. Nunca chegue com um anúncio pronto para o Diretor de Criação, por melhor que ele seja. Isso causaria um grande desconforto (e inveja, raiva e outros sentimentos execráveis).Ao ter uma idéia, fale dela com um Redator ou Diretor de Arte (aquilo que você não for) e deixe que a coisa pareça ser dos dois, ou melhor, mais dele do que sua. Só assim a coisa pode ir em frente.
Pra ser publicitário, você também não pode ser pobre. Tem que ter um carrão importado ou uma Harley, pra poder entrar no círculo dos Deuses. Tem que vir de uma família rica, abastada, que tenha lhe proporcionado viagens pelo mundo, livros, visitas a museus, uma bagagem cultural imensa, isso tudo vai ser muito útil naquelas conversas enormes na mesa de um bar. E tudo isso por um salário magnífico de R$ 800,00. Se for contratado, pode aumentar para R$ 1.600.
Contratado?Por que é que alguém efetivaria um estagiário que não ganha nada (ou quase) e trabalha feito um camelo prá pagar mais? Não faz sentido. Claro, você pode pensar que alguém talvez quisesse tê-lo por lá pelo seu magnífico talento.Desista. A menos que você seja uma gostosa, daí, R$ 1.600, com chances de se casar com o dono da agência.
Ou então faz igual o amigão: Entra pela janela.
(baseado em umas idéias de um amigo do amigo do Soneca)

1 Comentário:

Suzi disse...

hehehehehe

ainda bem que já defini minha carreira; se eu tivesse um pouquinho de vontade de ser publicitária... desistia já!

:o))

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