terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bolo do Bixiga

Uma das comemorações mais disputadas no aniversário de São Paulo é também a mais tradicional de todas. É o bolo do Bixiga. Este ano com 454 metros. O bolo do Bixiga foi idealizado em 1985 por Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bixiga.

Mas de onde surgiu essa idéia tão diferente? Armandinho explicou, em seu livro de memórias: " É uma vergonha São Paulo, a quarta maior cidade do mundo, cidade que tanta gente diz que ama, fazer aniversário e só ter aquela festa de abaixa bandeira, sobe bandeira no Pátio do Colégio. Foi por isso que achei que devia fazer o bolo ". Hoje, Armandinho já não está mais conosco, mas a tradição iniciada ganhou tanta força que, se antes o bolo era montado apenas pela comunidade, hoje já conta até com um centro tecnológico especializado no setor alimentício para a confecção do bolo.
Para a confecção do bolo são gastos só de farinha 1.650 quilos, 650 quilos de açucar.Mais 80 quilos de margarina, 80 de cacau em pó e 1.200 litros de leite. Mais de 60 pessoas trabalham nesta "epopéia gastronomica, que é de juntar todos os bolos, que vão sendo enfileirados um ao lado do outro até serem montados na Av.Rui Barbosa, onde ganham cobertura, só de escrever isto fico com àgua na boca" escreveu hoje a colunista Hallack, do Metro.

" Segundo seu Walter, o atual organizador do evento, todo mundo come e todo mundo sai feliz. Olha que coisa mais linda. Pois cada vez é mais raro um evento em que todo mundo come e sai feliz...."
Eu fiz uma pesquisa bem rapidinha na net, sobre o bolo. Vi que tem muita gente escrevendo que é uma festa constrangedora, principalmente no momento em que as pessoas atacam o bolo e o devoram em menos de sete segundos. Pobres pessoas, não as que atacam o bolo e sim as que acham constrangedor isto.
Quer saber, olho pra este bolo e penso: A vida é um imenso bolo e ainda tem um monte de bobões por ai, passando fome.
Voltando a coluna da , ela termina assim: " O melhor do bolo do Bixiga é você poder virar para a pessoa ao lado, um passante, um desconhecido - e falar com ela, assim sem motivo nenhum. Comentar o sabor do bolo. Contar como foi no ano passado. É disso que o mundo está precisando. De uma boa conversa jogada fora."


Veja como foi em 2007:





O bolo que já entrou para o "Guiness Book" de maior bolo de aniversário do mundo, será devorado no dia 25 às 11h.

Bora lá????
Tirei as fotos daqui.

10 comentários. Clique e deixe o seu!!:

Juliana Freitas disse...

Eu acho constrangedor.

Sabia que em BH o aniversário da cidade é comemorado com um bolo enorme, mas que as pessoas recebem o seu pedaço em pratinhos?

Amigao disse...

AH Ju, é festa. É alegria.O povo atacando o bolo é mó manero.
Pensa bem, um bolo de 450 metros não poderia mesmo ter uma tia cortando e servindo em pratinhos. Acho que a idéia disso é a festa.

beijão do amigão

NANDO DAMÁZIO disse...

Menino, o bom mesmo é se lambuzar de bolo, meter a mão e se fartar, huahuahaua ..

Claro que todo mundo junto deve ser uma zueira só, mas clima de festa é isso mesmo .. Se ficarem todos quietinhos e comportadinhos cada um esperando seu pedacinho, perde a graça !! Legal é a farra !! hehehehehe

MUTUMUTUM disse...

Maninho... mas tu gosta dessa cidade aí, hein???

Claro, né! Não falta nada por aí; só alegria e festa... beleza pura :)

Mano, não esquenta com aqueles selinhos não, pow! Pode ficar sossegado que seu blog é um dos merecedores do selo "Blog Neurônico"... aquele que não me sai da cabeça :)

Tah! Não tá no indicados, mas é... pow! hehehehe

Abraços o/

Suzi disse...

poxa... você não quer mesmo que eu mantenha a leitura em dia, né?
cada vez aumenta mais o número de posts ainda não lidos. numa progressão diretamente proporcional a minha falta de tempo!







meleca!

Suzi disse...

ah! desculpe a "meleca!".
vocês estavam falando de bolo, né?


hihihihihihi!!

Suzi disse...

(ou seria "desculpe O 'meleca'!"??)

hohohoho!!

agora dá licença que acabei de trabalhar e preciso de um banho e de comidinha.
eu volto, hein!

;o)

Rui Carlo disse...

Vou comer o bolo daí, por telepatia.
Dizivirta-se, mas cuidado com os doces, porque a mulher do diabo (a diabete) só quer uma perna, hehehe

Lion of Zion disse...

Eu morro de rir com a largada para o bolo.

Hei...por aqui rola também uma agenda cultural SP?

Paty Maionese disse...

Eu acho bacana pelo espetáculo, mas não me convide pra comer esse bolo jamais!
Nunca como esses bolos grandes tipo comunitário. Me dá um nojinho.
Frescura minha, eu sei :D

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Deixe o Amigão feliz, comente isto!



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

____